Demorou, mas o mineiro Jaconias Rosa Pereira, de 50 anos, finalmente vai pagar por um crime cometido em Açucena (MG), em 2016. Ele foi preso na cidade de Worcester, no estado de Massachusetts (EUA) durante uma operação do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) e o escritório de Operações e Remoção (ERO) de Boston, em 28 de dezembro. Condenado a 15 anos de prisão por ser o mandante do assassinato do genro, ele estava foragido e era procurado pela Interpol.
O ICE informou que Jaconias entrou de forma ilegal nos Estados Unidos e o ERO foi notificado de que ele tem um mandado de prisão em aberto. O homem deve cumprir uma pena de 15 anos em regime fechado por homicídio qualificado.
O crime que o levou à condenação foi cometido em setembro de 2016. Ele foi o mandante da morte de Alisson Ramos de Lima, baleado por Vanderlei Campos de Pinho, que teria recebido uma motocicleta em pagamento pelo crime.
Na época do homicídio, Jaconias já morava nos Estados Unidos. A motivação para o crime foi que Alisson teve um caso e engravidou a filha dele. A vítima recebeu várias ameaças de morte por telefone.
Preso em um hotel logo depois do crime, Vanderlei Campos de Pinho apontou ‘Jacó’, como o mandante do crime. A prisão do pistoleiro aconteceu em 16 de setembro de 2016.
Agora, Jaconias permanecerá em custódia do ICE, aguardando os procedimentos judiciais para a sua deportação para o Brasil, onde cumprirá a pena.