O empreendedor e mega-empresário Elon Musk disse, ontem, (16), que irá restabelecer as contas no Twitter de
Musk organizou uma enquete no Twitter perguntando aos usuários se ele deveria restabelecer as contas agora ou em uma semana. Quase 59% dos 3,69 milhões de participantes votaram para fazê-lo imediatamente. “As pessoas escolheram. Portanto, as contas que revelaram minha localização terão agora a suspensão removida”, anunciou o magnata após o alvoroço causado por sua decisão.
O magnata gerou indignação e advertências da União Europeia e das Nações Unidas depois de suspender as contas de mais de meia dúzia de jornalistas, alguns de veículos como CNN, The New York Times e The Washington Post.
Algumas das contas suspensas, como a do ex-repórter da Vox Aaron Rupar, voltaram a publicar conteúdo.
“Fiquei muito arrasado por ser suspenso, mas rapidamente percebi que tudo ficaria bem, porque tenho sorte de ter uma comunidade online incrível”, tuitou o repórter.
O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos disse neste sábado que a decisão de Elon Musk de restaurar as contas de vários jornalistas é bem-vinda, mas alertou que “sérias preocupações” permanecem.
"É uma boa notícia que os jornalistas estejam sendo reintegrados no Twitter, mas permanecem sérias preocupações”, afirmou Volker Turk na plataforma, instando o proprietário do Twitter a “se comprometer a tomar decisões com base em políticas acessíveis de forma pública e que respeitem os direitos, incluindo a liberdade de expressão”.
Esta última de uma série de controvérsias começou quando Musk suspendeu a conta @elonjet, que relatava automaticamente as viagens de jato particular do empresário, que também é dono da SpaceX e da Tesla.