Ouvindo...

Cientistas americanos criam nova cepa da Covid-19 para estudo e são criticados por especialistas

Especialistas e infectologistas de todo o mundo criticaram a iniciativa americana e afirmaram que isso pode causar uma nova pandemia

Imagem ilustrativa

Cientistas da Universidade Boston desenvolveram uma cepa ainda mais letal do vírus Sars-CoV-2, causados da pandemia da Covid-19. A iniciativa, entretanto, vem sendo criticada por especialistas e infectologistas de todo o mundo. Os críticos afirmam que, caso o vírus saia do ambiente laboratorial, isso poderia causar uma nova pandemia com ainda mais mortes.

Segundo informações do jornal Daily Mail, os pesquisadores de Boston criaram um vírus híbrido aos misturar a variante Ômicron com a original de Wuhan. O novo vírus for testado em ratos, e chegou a matar 80% deles.

Especialistas destacaram que a manipulação proposital de vírus com o objetivo de estudá-los pode ser uma das prováveis causas do início da pandemia da Covid-19. Alguns infectologistas e pesquisadores acreditam que um laboratório próximo a cidade chinesa de Wuhan, onde a pandemia começou, estudava efeitos do coronavírus em morcegos quando os primeiros casos em humanos apareceram.

Ao jornal Daily Mail, a Universidade de Boston respondeu que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê Institucional de Biossegurança dos Estados Unidos e pela Comissão de Saúde de Boston.