Uma pesquisa científica descobriu que bebês, ainda na barriga das mães, transparecem diversas expressões faciais quando seus genitoras comem diferentes frutas. Por exemplo, os fetos parecem sorrir quando as mães comem cenoura e fazem caretas quando elas comem couve.
O estudo foi feito pelo Laboratório de Pesquisa Neonatal da Universidade de Durham, no Reino Unido, e argumenta que esta é a primeira evidência mostrando que fetos podem responder a sabores em tempo real.
Os pesquisadores reuniram mais 100 mulheres grávidas e deram cápsulas de cenpura em pó para 35 delas e couve em pó para 34. Outras 30 mulheres não comeram nada para fazerem parte do grupo de controle. Cerca de 20 minutos depois, elas foram submetidas a ultrassonografias 4D, que mostraram as expressões dos fetos.
Outros estudos já haviam indicado que as preferências alimentares começam antes mesmo do nascimento, já que o líquido amniótico que envolve o feto pode ter sabores diferentes, dependendo da dieta da gestante.
Por outro lado, alguns especialistas alertaram que essas imagens, não necessariamente são evidências de que os fetos estariam exibindo felicidade ou desgosto. Ainda assim, o estudo pode confirmar que os filhos aprendem suas preferências alimentares a partir da dieta da mãe.