A primeira-ministra do Reino Unido Liz Truss afirmou que está “devastada” com a morte de Elizabeth II e que a notícia foi um “enorme choque para a nação e para o mundo”.
Truss fez um pronunciamento na tarde desta quinta-feira (8), em frente ao Downing Street, residência oficial do chefe do Executivo britânico.
A primeira-ministra descreveu Elizabeth como “a pedra sobre a qual o Reino Unido moderno se construiu” e disse ainda que a grandeza do Reino Unido se deve muito à atuação da rainha.
Recém empossada
Liz Truss foi eleita pelos conservadores britânicos a nova primeira-ministra do país e vai suceder Boris Johnson, anunciou o partido nesta segunda-feira.
Truss, de 47 anos, venceu por 81.326 votos contra 60.399 para o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, de 42 anos, um bilionário ex-executivo do setor bancário e neto de imigrantes indianos.
Ela assumiu o cargo de chefe de Governo oficialmente na terça-feira (6), após uma reunião com a rainha Elizabeth II. A rainha a recebeu no Castelo de Balmoral, onde recebia cuidados médicos.