Ouvindo...

Diretoria do North Esporte Clube celebra acesso do time à elite do futebol mineiro

Tribunal de Justiça Desportiva declarou decisão unânime sobre o jogo contra Patrocinense

Diretoria do clube concedeu entrevista coletiva apóus decisão unânime do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais

A diretoria do North Esporte Clube está comemorando o acesso do time à elite do futebol mineiro. A confirmação veio após decisão unânime do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG), que manteve a vitória do clube sobre o Patrocinense por 2 a 1, em jogo válido pela quinta rodada do triangular final do Módulo II do Campeonato Mineiro. A partida, disputada em Montes Claros, havia sido alvo de protesto do Patrocinense, que alegava interferência externa no lance do primeiro gol, mas o tribunal rejeitou o pedido e homologou o resultado.

Na sede administrativa do clube, o clima era de alívio e comemoração durante coletiva de imprensa nessa quarta-feira (30). O presidente Victor Oliveira destacou a importância histórica do feito. “Eu acho que a cidade de Montes Claros aguardava esse resultado. Há mais de 14 anos a gente não tinha um time, uma série A de Mineiro, na elite do futebol. E desde o começo desse projeto, nosso maior objetivo era o acesso à primeira divisão”, disse. Ele ressaltou o esforço da equipe, os desafios enfrentados e o desejo de agora buscar o título da competição. “A equipe está animada, porque o nosso primeiro objetivo foi alcançado. Mas, agora, a gente quer ser campeão do Módulo II”.

O técnico Douglas Ferreira, que assumiu o time na reta final, também se mostrou emocionado com a conquista. “Graças a Deus, junto com a minha atuação e os meus atletas, com a sua diretoria e interesse, conseguimos esse sonho de acesso para nós, para a gente e para o Brasil”, enfatizou. Ele elogiou o elenco e a torcida, reforçando o comprometimento da equipe com a final contra a URT, que ainda terá data confirmada. Questionado sobre a permanência no cargo, disse que se sente honrado e que vai avaliar as possibilidades.

North Esporte Clube venceu o Patrocinense por 2 a 1

Já o diretor executivo Marlon Araújo destacou o aspecto emocional da conquista. “Meu pai é a minha grande escola, é a minha grande faculdade. Quando traz o nome dele, eu fico muito emocionado, porque foi com ele que eu aprendi. Eu sou muito grato a isso”. Ex-coordenador das categorias de base do clube, Marlon reforçou a importância da formação de novos talentos: “A base nunca ficará de lado, porque é a partir dali que a gente vai conseguir, de fato, fazer um projeto mais sólido”.

Além da conquista esportiva, a diretoria planeja melhorias estruturais para garantir que os jogos da elite estadual aconteçam em Montes Claros. “Vamos fazer uma reunião com o prefeito Guilherme Guimarães, mas agora a gente precisa fazer algumas reformas no estádio José Maria Melo”, afirmou o presidente. Entre as necessidades apontadas estão melhorias na iluminação, construção de torres de transmissão, adequações nos vestiários e melhorias no banco de reservas e áreas destinadas à imprensa.

Sob comando do técnico Douglas Ferreira, North Esporte Clube, conquistou acesso ao Campeonato Mineiro

Victor ainda revelou conversas avançadas com o poder público sobre a construção de um novo estádio na cidade. “A nossa confiança é que vá sair esse estádio, um estádio para mais de 20 mil pessoas”, declarou, destacando o papel estratégico do novo equipamento para consolidar o clube em nível estadual e nacional.

Com a decisão do TJD-MG, North e URT são oficialmente os dois clubes promovidos ao Módulo I do Campeonato Mineiro. Em 2026, o time de Montes Claros dividirá a disputa com América, Athletic, Atlético, Betim Futebol, Cruzeiro, Democrata-GV, Itabirito, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e a própria URT. Antes disso, no entanto, os dois promovidos ainda têm um último desafio: decidir o título do Módulo II.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.