Chuva forte deixa ruas alagadas em Montes Claros; Defesa Civil faz alerta a moradores

Corpo de Bombeiros monitora a situação. Vídeos feitos por cidadãos mostram força da enxurrada

Tempestade alagou ruas em Montes Claros, nesta segunda-feira (1°)

Choveu forte em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais, no início da tarde desta segunda-feira (1°). A Defesa Civil municipal chegou a emitir alerta de tempestade e orientou que a população se proteja.

Conforme apuração da Itatiaia, vários pontos da cidade alagaram em decorrência da chuva, entre eles no bairro Canelas, nas imediações da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Rua Rui Albuquerque, bairro Village do Lago, e na Rua Vasco da Gama, bairro Maracanã, onde o Corpo de Bombeiros (CBMMG) foi acionado por um morador que teve a residência alagada. No local, a rede de esgoto não suportou a quantidade de água e transbordou.

Leia também

Segundo a meteorologistas, há previsão de mais chuva nas próximas horas. Além dos bombeiros e da Defesa Civil, equipes da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans) percorrem a cidade para verificar a necessidade de intervenção no trânsito.

Previsão do tempo

Dezembro será de variabilidade em relação à chuva no Brasil, indicou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Enquanto grande parte da Região Sul vai enfrentar chuva abaixo da média, diferentes áreas das Regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, incluindo Minas Gerais, devem lidar com volumes acima da média.

Ainda conforme o órgão, a temperatura deve ficar acima da média em quase todo o país, com diferenças pontuais entre o Sul, o Sudeste e o Nordeste.

Região Norte

Volumes de chuva até 50 mm acima da média histórica podem atingir grande parte do Centro-sul e Centro-Norte do Amazonas, Centro-Sul de Tocantins, maior parte do Pará e praticamente todo o Amapá. Tocantins e o Amapá, por exemplo, podem enfrentar volumes de até 150 mm acima da média do período.

No entanto, quase todo o Acre, oeste do Amazonas e o Centro-Sul do Pará, devem lidar com volumes abaixo da média climatológica. Demais áreas da região enfrentam valores próximos à média climatológica de dezembro.

Já em relação à temperatura, temperaturas até 1,5°C acima da média devem atingir especialmente o sudeste do Pará, na divisa com o Tocantins. Nessas localidades, os termômetros podem variar entre 25 °C e 32,5 °C.

Por outro lado, algumas partes da Região Norte, como o Amapá, o oeste do Amazonas e o noroeste do Pará, indicam desvios dentro da média ou negativos, de até -0,4 °C.

Região Nordeste

Praticamente todos os estados da Bahia e do Piauí devem enfrentar chuvas acima da média histórica de dezembro. Já o restante da região Nordeste deve apresentar volumes de chuva próximos à média climatológica do período. Algumas áreas isoladas do Norte do Maranhão vão lidar com chuvas abaixo da média histórica.

Com temperaturas que ultrapassam 27°C, a previsão é de temperaturas acima da média em todos os estados do Nordeste, principalmente no sul do Piauí. Na localidade, os desvios podem chegar a 1°C acima da média e os valores podem ultrapassar 27°C.

Mesmo em áreas próximas ao litoral, as temperaturas devem ser elevadas, oscilando entre 25°C e 27°C. Em grande parte do Rio Grande do Norte, Norte da Paraíba e Norte do Piauí, a previsão indica temperaturas dentro da média.

Região Centro-Oeste

A previsão indica chuva acima da média em praticamente todo estado de Goiás, assim como no Oeste do Mato Grosso e Leste do Mato Grosso do Sul. Por outro lado, a porção Central do Mato Grosso e no Noroeste do Mato Grosso do Sul devem enfrentar valores abaixo da média.

As temperaturas médias acima da climatologia do mês prevalecem na Região Centro-Oeste em dezembro. As maiores elevações devem ser registradas no norte e leste de Mato Grosso, bem como na porção Central de Mato Grosso do Sul, onde os desvios podem chegar a 1,5 °C.

Região Sudeste

São previstos volumes acima da média em praticamente todos os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, bem como em grande parte de São Paulo. Além disso, prevê-se chuva próxima à média em praticamente todo o estado do Espírito Santo.

As temperaturas médias podem ficar acima de 20°C. Os menores valores ocorrem, principalmente, em áreas do leste de Minas Gerais. Já as temperaturas mais elevadas são previstas para a parte oeste de São Paulo, norte de Minas Gerais e todo o estado do Espírito Santo, com desvios de até 1 °C nessas regiões.

Região Sul

Ao contrário das demais áreas do país, acumulados abaixo da média histórica são previstos em praticamente toda a Região Sul. Prevê-se chuva abaixo da média para todo o estado do Rio Grande do Sul (com volumes até 75 mm abaixo da média no oeste do estado), bem como na maior parte de Santa Catarina e Oeste do Paraná.

Já as temperaturas ficam dentro da média na região Centro-Oeste do Paraná, na divisa com Santa Catarina, na faixa litorânea de Santa Catarina e no Sul do Rio Grande do Sul. Na região Central de Santa Catarina e em grande parte do Paraná, os desvios de temperatura podem ficar até 1°C acima da média, com valores superiores a 18 °C.

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.
Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...