Itatiaia

5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial é realizada em Montes Claros

Evento reuniu representantes de movimentos sociais, autoridades e lideranças culturais na Unimontes

Por
Evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências Biológicas da Unimontes
Evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências Biológicas da Unimontes • Osmar Macedo/ Itatiaia

Apesar da existência de leis como o Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010), que visa garantir igualdade de oportunidades, proteger direitos étnicos e combater a discriminação, o Brasil ainda enfrenta o desafio da efetiva promoção da igualdade racial. A persistência do racismo estrutural e a ineficácia na implementação de políticas públicas tornam o tema urgente e essencial.

Foi nesse contexto que aconteceu, nesta quinta-feira (29), no auditório do Centro de Ciências Biológicas da Unimontes, a etapa livre da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), com o tema “Igualdade e Democracia – Reparação e Justiça Racial”. O evento reuniu representantes de movimentos sociais, autoridades e lideranças culturais.

Letícia Imperatriz, mestranda em desenvolvimento social pela Unimontes e coordenadora do Projeto TransIdentidades, destacou a importância da iniciativa: “O objetivo desta conferência é trazer uma reflexão acerca de todos esses desafios que a nossa comunidade negra tem sofrido, em detrimento do racismo institucional, do racismo recreativo, do racismo religioso. Esperamos que políticas públicas propostas possam surgir a partir dessa manhã produtiva”. Ela também defendeu o letramento racial como ponto de partida para o respeito e a transformação social: “Pensando a perspectiva de todos os espaços onde os nossos corpos circulam, e onde a gente tem notado que têm sido impedidos de circular”.

Mestranda em Desenvolvimento Social, Letícia Imperatriz, trouxe reflexões a partir de experiências pessoais

Representando o Centro de Referência dos Cultos Afro-Brasileiros do Norte de Minas (CERCAN), o Tatetu Italendê Renato Antônio Amaral Oliveira falou sobre os desafios enfrentados pelos povos de terreiro: “É a oportunidade de ajudar a construir algo a fim de desmistificar e quebrar o preconceito e os ataques que nossa religião e nossos espaços sagrados vêm sofrendo”. Ele ressaltou também o valor cultural das religiões de matriz africana: “É uma oportunidade de apresentar não só o nosso cunho religioso, mas também o artístico, como a culinária, o bordado e a dança”.

Representado os Catopês, Renato Antônio, participou da Conferência e defendeu a tolerância religiosaMestre Júnior Zanza, membro dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, reforçou que a legislação brasileira garante igualdade e respeito à diversidade: “A Constituição reza que todos somos iguais perante a lei. É preciso empatia para que se cumpra o que está em lei: respeito e combate à intolerância religiosa”. Emocionado, concluiu: “Nós estamos no mesmo barco, remando para o mesmo caminho, com todos esses grupos e coletivos”.


Mestre Júnior Zanza também marcou presença na quinta edição da Conferência André Kevny Luiz Alves Gomes, secretário municipal de Desenvolvimento Social de Montes Claros, destacou o papel da gestão pública: “Esse é um fórum legítimo para debater políticas públicas e ações afirmativas. A Prefeitura atua ativamente com a Coordenadoria da Igualdade Racial e mantém uma cadeira no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial”. Segundo ele, a inclusão é um dos pilares da atual administração: “Buscamos criar um ambiente de diálogo e segurança para essa comunidade”.

A 5ª CONAPIR – etapa Montes Claros – reafirmou o compromisso de diversos setores com a construção de uma sociedade mais justa, democrática e plural, onde o combate ao racismo e a valorização da cultura negra sejam prioridade.

Por

Osmar Macedo é repórter da Itatiaia – Montes Claros. Jornalista formado pela UFMG e graduado em História pela Unimontes. Entre as coberturas que participou, destaca a tragédia na Creche Gente Inocente em Janaúba e a Canonização de Irmã Dulce, direto de Roma e do Vaticano.

 

 

Belo Horizonte