O que é um jaguarundi? Espécie rara foi vista em parque do Pará pela 1ª vez
Embora o jaguarundi habite diversos biomas do país, sua densidade populacional é considerada baixa

A presença de um jaguarundi, também conhecido como gato mourisco, foi documentada pela primeira vez na Estação Ecológica (Esec) Grão-Pará, situada na região de fronteira com a Guiana. O registro ocorreu durante uma etapa de monitoramento realizada entre novembro de 2025 e fevereiro de 2026.
O jaguarundi é apelidado também de gato preto, ou gato do mato vermelho. É um mamífero da família dos felídeos nativo da América do Norte, mas encontrado na América Central e do Sul.
O animal tem porte médio e é esguio, apresentando coloração uniforme com cores cinza e vermelho. O jaguarundi apresenta pernas relativamente curtas, cabeça pequena e estreita.

Em termos de comparação, ele é duas vezes maior que um gato doméstico e pode chegar a pesar 7 quilos. O tempo de vida médio de um indivíduo é de até 15 anos, em cativeiro.
Sobre a alimentação, o jaguarundi se alimenta de vários tipos de presas, especialmente de aves que se alimentam no solo. O animal também tem répteis, roedores e pequenos mamíferos em sua dieta.
Risco de extinção
O jaguarundi é um dos felinos que figura na lista de espécies vulneráveis à extinção do ICMBio. Ele também aparece listado como pouco preocupante na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) desde 2002.
As enormes áreas protegidas na Bacia Amazônica são provavelmente as únicas unidades de conservação que podem sustentar populações viáveis a longo prazo.
Embora o jaguarundi habite diversos biomas do país, sua densidade populacional é considerada baixa, o que torna qualquer avistamento um evento significativo para a conservação. Recentemente, a espécie também foi avistada na Serra Gaúcha, reforçando a sua ampla área de ocorrência, apesar da raridade dos encontros.
Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.



