Ibama nega licença para construção da maior usina termelétrica do Brasil em SP

Usina Termelétrica São Paulo ficaria na cidade de Caçapava, em São Paulo, e seria capaz de atingir potência de 1.743,8 megawatts

Empresa não conseguiu justificar o motivo daquele ser o lugar mais adequado para construir a usina

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) barrou o licenciamento Usina Termelétrica (UTE) São Paulo, que ficaria em Caçapava (SP). A unidade havia sido projetada para ser a maior do Brasil.

Em decisão divulgada nessa quarta-feira (21), o Ibama argumenta que o projeto apresenta pendências no estudo de impactos sobre a natureza (EIA/Rima). O processo foi arquivado e não cabe recurso, mas a empresa responsável pode abrir um novo pedido de autorização para a mesma obra.

O Ibama já havia solicitado mudanças no documento. Porém, depois de análise técnica, o órgão constatou que não houve “atendimento técnico satisfatório”.

Leia também

A entidade avaliou que a empresa não conseguiu justificar o motivo daquele ser o lugar mais adequado para construir a usina, além de não ser possível garantir que ali haveria água o suficiente para o empreendimento funcionar. Também foram identificadas falhas nas previsões de poluição do ar e impactos na fauna e flora da região.

A Usina Termelétrica São Paulo havia sido anunciada em 2022 pela empresa Natural Energia e ficaria no Vale do Paraíba, no interior do estado. O empreendimento teria potência de 1.743,8 megawatts e seria movido a gás natural.

O segundo maior empreendimento do tipo no Brasil fica em Porto do Açu, no Rio de Janeiro, com 1.672 megawatts de potência. A usina tem previsão de início das operações em 2028, mas ainda depende de leilões do governo para compra de energia.

Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.

Ouvindo...