“Projeta Cultura”: projeto oferece oficinas gratuitas de economia criativa em Juiz de Fora
Há vagas para duas oficinas. Inscrições estão na reta final.

O Anfiteatro João Carriço, em Juiz de Fora, será palco do “Projeta Cultura”, que oferece formação técnica para desenvolvimento de projetos culturais com oficinas na área.
A iniciativa pretende capacitar as pessoas que querem expandir a atuação no setor cultural e aprimorar habilidades no desenvolvimento de projetos.
Os interessados em participar devem se inscrever pela internet, de forma gratuita até o próximo domingo (5).
Além disso, o projeto vai promover oficinas com carga horária de 12 horas/aula e prevê uma web série educativa, complementada por material didático que aprofunda as discussões sobre a proposição de projetos para a Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Confira as oficinas ofertadas
Elaboração de Projetos Culturais
A oficina apresenta técnicas para elaboração, planejamento e desenvolvimento de projetos culturais, abordando suas fases e despesas. Além de trabalhar para permitir inscrição de projetos culturais em diferentes editais de fomento, tais como Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, Lei Federal de Incentivo à Cultura, Editais Funarte, Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc.
Inteligência Artificial para a Elaboração de Projetos Culturais
A oficina explora as aplicações da Inteligência Artificial na escrita criativa como o aprendizado de conceitos básicos de IA e como utilizar ferramentas para impulsionar sua criatividade na elaboração de projetos culturais, desde a geração de ideias até a forma final, passando pela estruturação, revisão e tradução de textos. A oficina também discutirá as limitações do Chat GPT e as estratégias para criar comandos eficazes a partir de dicas e exemplos simples e acessíveis.
Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.




