Itatiaia

Pism 2027: UFJF libera comprovante definitivo com locais de prova

Processo seletivo seriado da instituição aguarda mais de 42.400 candidatos em cinco municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro. As provas serão no início de dezembro para 2.251 vagas em 78 cursos de graduação em dois campi.

Por, Juiz de Fora
candidatos fazem provas do Pism 2025 na UFJF
UFJF/Divulgação

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibilizou o comprovante definitivo de inscrição dos 42.406 candidatos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2027. O processo oferece 2.251 vagas em 78 cursos de graduação, sendo 1.851 para o campus de Juiz de Fora e 400 para o campus de Governador Valadares.

O documento, que reúne os dados pessoais do participante e o endereço completo do local de prova, pode ser consultado na Área do Candidato.

Segundo a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), o comprovante não será enviado pelos Correios.  O candidato é responsável pela impressão e por conferir as informações com antecedência. Em caso de divergência nos dados, acionar a Copese pelo e-mail copese@ufjf.br.

As provas do Pism 2027 serão nos dias 5 e 6 de dezembro, em Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé, em Minas Gerais, e em Petrópolis e Três Rios, no Rio de Janeiro. A UFJF recomenda que os candidatos consultem previamente o endereço indicado no comprovante e, se possível, conheçam o local antes dos dias de prova, a fim de evitar imprevistos.

Campus de Juiz de Fora da UFJF • Alexandre Dornellas/UFJF
Campus de Juiz de Fora da UFJF • Alexandre Dornellas/UFJF

Número de participantes

Nesta edição, o processo seletivo contabilizou 42.406 inscrições: 20.176 para o Módulo I; 13.365 no Módulo II e registra 8.865 no Módulo III .

A maioria dos candidatos é de Juiz de Fora, com 22.019 inscritos. Petrópolis aparece em seguida, com 6.928, seguida por Governador Valadares, com 6.200; Muriaé, com 4.397; e Três Rios, com 2.862.

Sobre o Pism

Realizado em três módulos ao final de cada ano do Ensino Médio, o Pism disponibiliza metade das vagas anuais oferecidas pela UFJF. A outra possibilidade de acesso é pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Apenas no módulo III, é necessário escolher o curso.

Por

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

 

 

Belo Horizonte