Mais de 10 bairros serão visitados por agentes de endemia em Juiz de Fora
Equipes vão percorrer seis regiões de Juiz de Fora nesta semana

Até sexta-feira (20), 11 bairros de seis regiões devem ser vistoriados pelos agentes de endemia de Juiz de Fora.
A informação consta na rota divulgada pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde, de realização de visitas e vistorias em 14 bairros para prevenção de focos do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A maioria dos focos segue sendo encontrada dentro das casas, por isso, a Secretaria de Saúde ressalta que é muito importante moradores e proprietários permitirem a entrada dos agentes para o trabalho de tratamento focal. Todos os servidores estarão identificados e uniformizados.
Confira os bairros e regiões na rota desta semana
- Cidade Alta (Região Oeste): Santos Dumont e Novo Horizonte;
- Região Central: Dom Bosco e Centro;
- Região Norte: Jóquei II, Vila Esperança II e Alto São Judas Tadeu;
- Região Sul: Bela Aurora;
- Região Sudeste: Vila Ideal;
- Região Nordeste: Granjas Betânia e Vivendas da Serra.
Orientações da Secretaria Municipal de Saúde
No decorrer da visita, sempre acompanhado pelo responsável do imóvel, os agentes de combate às endemias avaliam as situações de risco para remanejar e/ou eliminar os recipientes que possam acumular água e/ou que não tenham utilidade.
O agente deverá tratar corretamente com larvicida aqueles recipientes que não puderem ser eliminados. As visitas são feitas na parte externa e interna dos imóveis.
Os moradores devem seguir as orientações dos agentes, tais como:
- Sempre verifique os ralos e a cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;
- Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva;
- Verifique também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal;
- Descarte o seu lixo corretamente;
- Mantenha a piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.
Como denunciar possíveis locais de focos
O sistema JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção recebe denúncias de locais de criadouros do mosquito e tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Pode ser acessado em qualquer navegadorem smartphones, tablets, notebooks e computadores.
A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail dengue@pjf.mg.gov.br.
Denúncias podem ser feitas, ainda, em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) no município.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.
