Belo Horizonte
Itatiaia

Liberados mais cartões do Passe Livre Estudantil em Juiz de Fora

Lista traz quem se cadastrou pela primeira vez em 2026. Benefício concede gratuidade no deslocamento via transporte coletivo entre a residência e a instituição pública onde estudam.

Por, Juiz de Fora
cartão passe livre estudantil juiz de fora
Cartão do Passe Livre Estudantil de Juiz de Fora • SMU/Divulgação

Começou a distribuição de cartões do Passe Livre Estudantil liberados para alunos que se cadastraram pela primeira vez em 2026 em Juiz de Fora.

As credenciais que dão direito à gratuidade no transporte coletivo urbano são encaminhadas para as instituições de ensino, que são responsáveis em entregar aos alunos matriculados que as solicitaram. É necessário realizar o cadastramento de biometria facial para desbloquear para o uso

Esses estudantes correspondem a uma parte das pessoas que solicitaram o direito da gratuidade para o deslocamento entre as residências e a instituição da rede pública de ensino onde estudam.

Outros pedidos estão em avaliação pela equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana e novos cartões seguem em produção. Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato pelo telefone (32) 2104-8531 ou procurar qualquer unidade do Diga.

Cadastramento obrigatório

Os estudantes que já possuem o cartão devem ficar atentos. Para garantir o funcionamento do Passe Livre Estudantil no período letivo de 2026, é necessário realizar o cadastro obrigatório. O formulário está disponível na plataforma no site da Prefeitura. Quem preferir atendimento presencial, deve procurar qualquer unidade do Diga.

O comprovante de matrícula utilizado deve ser referente ao período letivo de 2026.  É possível acompanhar o andamento da solicitação dentro da plataforma.

Para o desbloqueio a partir da biometria facial, os usuários do Passe Livre Estudantil devem utilizar o aplicativo “Atlas Mob”, que está conectado ao sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo urbano. O objetivo é acompanhar se o cartão está sendo utilizado de forma correta. Em caso de dúvidas ou dificuldades, os usuários devem procurar a Astransp na Rua Espírito Santo, 296 - Poço Rico ou pelo telefone (32) 3228-9700.

 

 

Por

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.