Belo Horizonte
Itatiaia

Especialista orienta sobre cuidados em caso de contato com águas contaminadas

Há uma semana, chuvas extremas causaram alagamentos e enxurradas em Juiz de Fora. Isso aumenta o risco de doenças e infecções, segundo Secretaria Municipal de Saúde

Por e 
Alagamento no Mergulhão na chuva do dia 15 de dezembro em Juiz de Fora
Alagamento no Mergulhão na chuva do dia 15 de dezembro em Juiz de Fora  • Redes Sociais/Reprodução

Há uma semana, foi registrada uma chuva extrema em Juiz de Fora: mais de 110 milímetros em 1h O alto volume de chuvas traz transtornos para a população, como inundações, alagamentos, enxurradas, entre outras ocorrências.

Entre os danos materiais, há também os riscos à saúde. A água contaminada pode transmitir doenças a quem teve contato com ela, como diarreia, hepatite A e leptospirose.

Conforme a subsecretária de Vigilância em Saúde, Louise Cândido, quando não for possível evitar essas águas, é recomendado algumas ações "quando for limpar lama, entrar em contato com a água usar luvas, botas, na impossibilidade desses equipamentos de proteção, até mesmo usar sacos plásticos para diminuir a exposição a essas água".

A subsecretária ainda alerta para possíveis sintomas que podem sugerir a contaminação "estar atento a sintomas como febre, dor no corpo, vômito, pele amarelada que podem ser sinais sugestivos de algumas doenças, como principalmente a leptospirose que tem o sintoma característico de dor na panturrilha", explicou.

Além disso, Louise orienta estar com a vacinação em dia e, em caso de sintomas, procurar um médico "Manter o cartão de vacinas atualizado. E sempre que houver presença de sinais buscar por um serviço de saúde e informar que teve contato com essas águas de enchente, porque isso é um dado importante".

Ouça a matéria

Os moradores receberam instruções sobre o uso do produto para o tratamento da água, desinfecção de alimentos e higienização de ambientes.

Situação de emergência

A Prefeita Margarida Salomão (PT) declarou situação de emergência em Juiz de Fora. O motivo foi a chuva extrema registrada nessa segunda-feira (15), que causou danos em várias regiões e deixou 61 pessoas desalojadas, afetando pelo menos 5 mil moradores, segundo a Defesa Civil.

De acordo com o Executivo, o decreto Nº 17.593 tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução do cenário.

Está autorizada a mobilização de todos os setores municipais para atuação integrada nas ações de resposta, assistência à população atingida, reabilitação e reconstrução das áreas afetadas, conforme o Plano de Contingência Municipal, que se encontra em nível máximo de alerta.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Por

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.

Por

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.