Itatiaia

Curtas-metragens da Mostra Saci serão exibidos no projeto Tela Brasileira

Seis curtas, de diferentes locais do Brasil, fazem parte da programação nesta terça (18) no Cinema Alameda, em Juiz de Fora.

PorJuiz de Fora
Mostra Saci/Divulgação

O folclore une os curta-metragens que serão exibidos no projeto Tela Brasileira na terça-feira (18), às 19h, no Cinema Alameda. A sessão especial “Mistérios e Superstições” da Mostra SACI (Somando Arte no Cinema Independente) valoriza a produção audiovisual brasileira voltada para o diálogo com o folclore e as culturas tradicionais e populares de diferentes territórios do país.

Além da estreia da Mostra no Cinema Alameda, também integra abertura da 2ª edição do evento “Memória, Cultura Viva e Futuro”, realizado pelo Coletivo Causos Gerais. A entrada é gratuita e com ingressos serão distribuídos na bilheteria do cinema 1h antes da exibição, que terá duração total de 1h22.

A Mostra SACI é realizada pelo coletivo Folclore BR, em parceria com os coletivos Causos Gerais, Belacqua e Amuleto Filmes. A programação da Mostra, que conta com sessões presenciais e online ao longo do mês de agosto, pode ser acompanhada no site oficial do projeto.

Mostra SACI

Criada em 2023, a iniciativa independente e sem fins lucrativos busca ampliar a visibilidade de produções realizadas fora dos circuitos hegemônicos do cinema. Valoriza diferentes formas de contar e registrar os saberes, imaginários e modos de vida presentes nos territórios brasileiros, promovendo encontros entre realizadores, público e diversidade cultural.

Os seis curtas-metragens da sessão “Mistérios e Superstições” vieram de diferentes regiões do Brasil, reunindo histórias sobre lendas, memórias, crenças, afetos e tradições populares. Após a exibição, o público participa de um debate com Anderson Awvas e Pablo Melo.

Carioca radicado em Juiz de Fora, Anderson Awvas é pesquisador, ilustrador, designer, autor de quadrinhos e agitador cultural. Entre seus trabalhos, integrou o time de criação artística das Cerimônias Olímpicas Rio 2016, foi vencedor do Prêmio HQMIX 2025 pela participação no Almanaque Kitembo 2024 e é criador do projeto Folclore BR, finalista do CCXP Awards 2022. Também atuou como consultor na série “Cidade Invisível”, da Netflix.

Pablo Melo é bacharel interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFJF e pós-graduado em Culturas Populares e Tradicionais pela URCA. Produtor, escritor, arte-educador, cineclubista, documentarista e pesquisador técnico no campo do patrimônio cultural imaterial, desenvolve trabalhos voltados à valorização e ao fortalecimento das culturas do interior de Minas Gerais. É idealizador e coordenador do Ponto de Cultura Coletivo Causos Gerais.

Confira a programação da sessão "Mistérios e Superstições" da Mostra SACI:

Santo Errado

Local: Maceió (AL) | Duração: 12 minutos

Em uma pequena comunidade do interior, um acontecimento inexplicável coloca em dúvida as crenças locais e provoca conflitos entre fé, tradição e medo do desconhecido.

Mãe do Ouro

Local: Bias Fortes (MG) | Duração: 12 minutos

Uma jornada em busca da lenda da Mãe do Ouro na comunidade quilombola Colônia do Paiol, onde memória, oralidade e ancestralidade mantêm viva uma das mais conhecidas narrativas do imaginário popular brasileiro.

O Mistério do Lobisomem

Local: Santa Rita de Ibitipoca (MG) | Duração: 9 minutos

Em uma pequena cidade do interior mineiro, antigos relatos sobre um lobisomem voltam a circular, despertando medo, curiosidade e fascínio pelas histórias transmitidas entre gerações.

Álbum de Família

Local: Aparecida de Goiânia (GO) | Duração: 21 minutos

Ao revisitar fotografias antigas, uma família reencontra memórias, afetos e histórias que atravessam gerações, revelando como as lembranças moldam identidades e preservam tradições.

Na Noite, O Grito

Local: Santana de Parnaíba (SP) | Duração: 5 minutos

Durante a noite, um grito misterioso rompe o silêncio e desperta lembranças de antigas lendas urbanas, conduzindo o espectador por uma breve experiência de suspense.

Cabeça de Pacu

Local: Cuiabá (MT) | Duração: 23 minutos

Inspirado em uma lenda cuiabana segundo a qual quem come a cabeça do pacu nunca mais sai de Cuiabá, o filme acompanha Pedro, um jovem que retorna à cidade da família e tenta conquistar Nina, seu grande amor. Com a ajuda do primo Tuta e dos tios Dona Badete e Seu João, ele embarca em uma divertida jornada para conquistar seu coração.

Por

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

 

 

Belo Horizonte