Após novo alerta de risco cibernético, UFJF anuncia suspensão temporária de serviços digitais
As medidas preventivas devem vigorar a partir das 19h desta sexta (23), com previsão de término às 7h de segunda (26). Neste período, o SEI estará totalmente desligado; haverá restrições para upload envio de arquivos no SIGA Laranja e no SIGA Azul.

Começa às 19h desta sexta-feira (23) a suspensão temporária dos serviços e sistemas digitais, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) diante de mais um alerta sobre outra nova vulnerabilidade de segurança.
Segundo a Pró-Reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação (Prosdav), o projeto PHP divulgou um alerta sobre a vulnerabilidade identificada como CVE-2026-115560, que pode permitir a execução remota de código (RCE) em servidores web.
As medidas preventivas devem vigorar até 7h de segunda (26). Neste período, o SEI estará totalmente desligado; haverá restrições para upload envio de arquivos no SIGA Laranja e no SIGA Azul. Os demais sistemas permanecerão funcionando.
É a segunda vez nesta semana que a medida é adotada, diante da necessidade de atualizações emergenciais destinadas à correção de vulnerabilidades críticas conhecidas como PHP2Shell.
Conforme a Universidade Federal, até o momento, não foram identificadas evidências de invasão dos sistemas institucionais ou de perda de informações. O objetivo é reduzir a exposição a possíveis ataques enquanto não houver uma correção oficial disponível. Além disso, consideram que os ataques cibernéticos podem ocorrer fora do horário habitual de expediente.
Medidas preventivas
Para prevenir problemas, os mantenedores do PHP recomendam desabilitar temporariamente o acompanhamento do progresso de uploads de arquivos, o que pode afetar sistemas institucionais desenvolvidos em PHP que disponibilizam funcionalidades de envio de arquivos.
A UFJF informou que ainda não foi disponibilizada uma correção oficial e será necessário aguardar a publicação das atualizações oficiais para, após a devida avaliação, aplicá-las aos sistemas afetados. Tão logo sejam publicadas, elas terão a aplicabilidade avaliada.
A partir disso, serão realizadas as atualizações necessárias. Após a verificação das condições de segurança, as funcionalidades temporariamente restringidas poderão ser restabelecidas.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.
Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.




