Itatiaia

Canto da Sereia: PCMG investiga golpes envolvendo ascensão profissional em Juiz de Fora

As investigações tiveram início após uma jovem relatar que após vencer um concurso de beleza passou a receber propostas de projeção profissional.

Por e Juiz de Fora
Operação Canto da Sereia investiga golpes envolvendo projeção profissional em Juiz de Fora • PCMG / Divulgação

A Polícia Civil deflagrou a operação Canto da Sereia em Juiz de Fora, nesta quarta-feira (12), para apurar golpes envolvendo falsas oportunidades profissionais no mercado da moda e da televisão.

As investigações tiveram início após uma jovem relatar que, depois de vencer um concurso de Miss Plus Size, passou a receber, por intermédio da organizadora do evento, supostas propostas para trabalhos, castings e oportunidades de projeção profissional.

A investigação reuniu elementos que comprovam que a suspeita teria criado um cenário de aparente ascensão profissional, utilizando comunicações que simulavam contatos de grandes emissoras de televisão e agências de modelos. Evidências coletadas pela PCMG indicaram que parte dessas comunicações não correspondia à realidade.

Prejuízo bancário

Até o momento, a Polícia identificou prejuízo de R$ 76.143,00 em transferências bancárias, mas acredita-se que o prejuízo da vítima e familiares pode ser maior.

Além da busca e apreensão, a Justiça determinou o bloqueio de valores existentes em contas vinculadas à investigada. Durante as buscas, os policiais procuram dispositivos eletrônicos, documentos e evidências digitais que possam contribuir para esclarecer a origem das comunicações, a dinâmica dos pagamentos e a eventual existência de outras vítimas.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Por

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.

Por

Graduando em jornalismo pela UFJF, Michel Santos é estagiário da Itatiaia em Juiz de Fora. Apaixonado por esportes, videogames e fã aficcionado de automobilismo.

 

 

Belo Horizonte