O que é mirtilo? Conheça iguaria, seus benefícios e produção em Minas Gerais
Produtora de mirtilo tem investido no cultivo e divulgação da fruta em todo território nacional

No Profissão Gastronomia desta semana, irei contar a história da Elen Moreira que é produtora, empreendedora e apaixonada por frutas exóticas e que tem conquistado muitos seguidores, através do seu jeito alegre em divulgar e comercializar frutas fora do comum.
Origem e benefícios do mirtilo
O mirtilo é uma fruta, originária do hemisfério norte, produzida, principalmente, nos Estados Unidos e na Europa, por conta do clima mais frio. Porém, o cultivo foi melhorado pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, para que atendesse a demanda de ser produzido em clima quente.
Frutinha, ainda pouco conhecida, de formato arredondado, e que tem a cor predominante azul escuro, o mirtilo é muito benéfico à saúde, devido as suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Alguns benefícios para a saúde são:
- Ajuda no controle da diabetes;
- Evita a oxidação das células
- Auxilia na queima de calorias;
- Trata infecções;
- Melhora o sistema digestivo;
- Previne doenças cardiovasculares;
- Protege a saúde dos olhos;
- Promove a saúde do cérebro, entre outras infinidades.
Produção de Mirtilo em Minas
A Elen me apresentou a sua plantação de mirtilo cultivada com muito carinho por ela. O que mais chamou atenção foi a quantidade de mirtilo que um pé é capaz de produzir. Além da fruta, são comercializadas, também, as mudas. E tem desde aquela muda mais nova, até aquela mais desenvolvida e que produz mais de 2 Kg da fruta. A produtora reforça que tudo vai depender do seu cuidado com a planta.
Ela também faz questão de ensinar como continuar os cuidados necessários para que seu pé de mirtilo continue saudável e produzindo. "Você vai poder colher e comer a sua fruta direto do pé e sem agrotóxico. A fruta direto do pé é outra coisa", destacou Elen
Além do mirtilo, Elen também fez questão de nos apresentar várias outras frutas exóticas de sabores únicos, porém não tem como negar que o mirtilo, por sua beleza e grande produção, é o que mais chamou atenção. A fruta de sabor agridoce, pode ser consumida in natura e utilizada em várias receitas. E eu não vejo a hora de preparar uma!
Como provar ou ter o seu pé de mirtilo?
Para atender a demanda, Elen viaja levando as mudas para diversas cidades de Minas, onde ela vende e apresenta os pés de mirtilo. Algumas viagens estão marcadas para fora do estado. Ela também faz o envio de mudas pelo correio, de acordo com o interesse do comprador. Em Belo Horizonte, Elen também tem um ponto de apoio para a venda das mudas. Todo esse trabalho de plantio, cuidados com as mudas, transporte e venda só é possível, graças a ajuda de sua família e amigos.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Clara Senra é jornalista gastronômica desde 2011 e já aqueceu as panelas para mostrar o que há de melhor na cozinha mineira aqui na Itatiaia. Nossos encontros são às quartas-feiras e sextas-feiras, com histórias de famílias que fazem história na cozinha e também com receitas fáceis, com a cara de Minas Gerais.



