Belo Horizonte
Itatiaia

W7M e FIEB lançam projeto para capacitar jovens no mercado de games e eSports

Iniciativa oferece formação prática para estudantes em áreas como produção de conteúdo e gestão de campeonatos

Por
W7M Gaming Experience
W7M Gaming Experience • Divulgação/W7M

A W7M e a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) anunciaram o lançamento da nova edição do projeto Gaming Experience W7M by FIEBTECH, voltado à capacitação de jovens no mercado de games e eSports. A proposta é oferecer formação complementar para estudantes do ensino técnico e médio da rede pública, com foco em áreas estratégicas da indústria dos jogos eletrônicos.

A iniciativa ocorre nas unidades da FIEB nos bairros Jardim Belval, Aldeia da Serra e Jardim Maria Cristina, em Barueri (SP). O projeto inclui atividades práticas e aulas sobre produção audiovisual, edição de vídeo, gestão de mídias sociais voltadas ao mercado gamer, além de formatação de campeonatos e noções comerciais do setor.

De acordo com Victor Hugo, Head de Educação da W7M, o projeto busca transformar o interesse dos jovens por games em uma oportunidade de desenvolvimento profissional. “A magnitude da conexão dos jovens com os games pode ser um ativo importante para motivá-los a aprender com experiências práticas e construir uma trajetória própria no mercado”, afirma.

Alto consumo de jogos no Brasil

Segundo a Pesquisa Game Brasil 2024, 82,8% da população brasileira consome jogos digitais, o que reforça a relevância do setor no país. O mercado movimentou aproximadamente R$ 8,7 bilhões em 2024, com mais de 70 milhões de jogadores ativos, e deve alcançar uma receita de US$ 3,5 bilhões até 2025.

Ainda segundo a pesquisa, 76,5% dos entrevistados consideram os eSports como uma modalidade esportiva legítima.

O assessor da Educação Profissional Técnica da FIEB, Yuri Rodrigues, destacou a importância da iniciativa para os estudantes. “É essencial que os alunos tenham contato com novas possibilidades de carreira, e o projeto com a W7M oferece essa conexão com uma indústria em crescimento.”

Sucesso da primeira edição

Em sua edição anterior, realizada entre maio e novembro de 2024, o Gaming Experience formou mais de 300 alunos, com uma carga total de 130 horas de conteúdo prático nas áreas de gestão de projetos, comunicação, operação de eventos e estrutura de cenário competitivo.

Reconhecida no cenário competitivo por conquistas no Rainbow Six Siege e presença em modalidades como CS2, League of Legends, EA FC 25 e Fortnite, a W7M reforça, com o projeto, seu compromisso com a formação social e profissional de jovens por meio dos games.

Por

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta de games.