Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

Brasil vence Turquia e garante liderança da primeira fase da VNL Masculina

Com o resultado, equipe do técnico Bernardinho já sabe qual Seleção irá enfrentar nas quartas de final da Liga das Nações

Seleção Brasileira Masculina de Vôlei comemora ponto contra a Turquia na VNL 2025

A Seleção Brasileira Masculina de Vôlei venceu a Turquia na madrugada deste sábado (19) por 3 sets a 1 (25 a 22, 26 a 24, 22 a 25 e 25 a 22) pela 11ª rodada da Liga das Nações (VNL).

Com o resultado, o time do técnico Bernardinho garantiu o primeiro lugar geral na fase classificatória da competição com 29 pontos. A equipe tem dez vitórias em 11 jogos.

O destaque da partida foi o oposto Darlan. Com 28 pontos, ele foi o maior pontuador do duelo. Pelo Brasil, Lucarelli e Arthur Bento também tiveram boas atuações.

O jogo

Em um início de jogo equilibrado, a seleção brasileira fechou o primeiro set em 30 minutos, se aproveitando dos erros da Turquia, que contribuíram para a abertura de uma vantagem verde-amarela. Embora os turcos tenham conseguido reduzir a diferença em alguns momentos, o Brasil manteve o controle da parcial e retomou a dianteira nos momentos decisivos, fechando o set por 25 a 22.

O segundo set foi marcado por equilíbrio e ralis intensos do início ao fim. A Turquia começou mais organizada e chegou a abrir seis pontos de vantagem, forçando o Brasil a correr atrás do placar.

Em um dos momentos mais disputados, um rali de 38 segundos terminou com ponto brasileiro, impulsionando a reação da equipe, que contou com dois aces de Chizoba. A seleção diminuiu a diferença, passou à frente, mas o set seguiu indefinido até os últimos lances.

Mesmo com um set point a favor, os brasileiros viram a Turquia empatar novamente. Só então, após nova troca de pontos, o Brasil confirmou a vitória por 26 a 24, fechando a parcial.

No terceiro set, os adversários dominaram as ações e abriram 5 a 0 logo no início, aproveitando os diversos erros cometidos pelo Brasil, que teve dificuldades para reagir ao longo da parcial. Embora a seleção brasileira tenha conseguido diminuir a diferença em alguns momentos, não conseguiu retomar o controle do jogo. Os turcos mantiveram a vantagem com tranquilidade e fecharam o set em 25 a 22, após um erro de saque do Brasil.

No quarto set, o Brasil começou melhor e abriu vantagem logo nos primeiros pontos. A Turquia reagiu e chegou a empatar, mas a seleção brasileira retomou o controle da parcial, voltou a abrir frente no placar e passou a administrar o jogo com mais consistência.

Com boa distribuição e maior regularidade nas ações, o time comandado por Bernardinho chegou ao match point e fechou a partida em 25 a 22, garantindo a vitória por 3 sets a 1.

Leia também

Fase mata-mata

Com o primeiro lugar garantido, o Brasil já sabe quem irá enfrentar nas quartas de final da VNL. No primeiro jogo da fase mata-mata o time de Bernardinho jogará contra a China.

Apesar de, no momento, ocupar o 16º lugar na tabela, a Seleção Chinesa já está garantida nas quartas por ser o país-sede da fase eliminatória.

O Brasil entra em quadra para o último jogo da primeira fase da VNL na madrugada deste domingo (20). A Seleção enfrenta a Alemanha, às 2h30 (de Brasília), em Chiba, no Japão.

Com agência

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte