O Brasil está fora do Mundial Masculino de Vôlei 2025. A equipe foi eliminada da competição após
Esta é a primeira vez em 55 anos que a Seleção Brasileira fica de fora da etapa final do torneio. A última edição do Mundial que o Brasil deu adeus ao Mundial na fase de grupos foi em 1970.
Antes, o país havia sido eliminado na fase inicial da competição em outras duas oportunidades: em 1956 e 1966. Assim, esta se torna a quarta desqualificação da equipe na história do campeonato de maneira tão prematura.
O Brasil estreou na competição em 1956. Na ocasião, a equipe terminou a fase de grupos no segundo lugar e foi eliminada. Com o resultado, a Seleção foi para a disputa da rodada de classificação de 11º a 20º lugar. Naquela edição, o time garantiu o 11º lugar.
Já em 1966, a equipe ficou no 3º lugar do grupo D. O Brasil disputou a fase de classificação para definir as posições entre 9º e 16º colocados. Na ocasião, a Seleção ficou no 13º posto.
Na edição seguinte, em 1970, o time ficou no quarto lugar do grupo B e caiu na fase de grupos pela segunda vez consecutiva. Na disputa da rodada da classificação entre 9º e 16º, o Brasil ficou com o 12º lugar.
Brasil no Mundial Masculino de Vôlei 2025
O time comandado por Bernardinho iniciou a competição com duas vitórias, sobre a
O resultado obrigou que a Seleção Brasileira torcesse para a China vencer ao menos um set contra os tchecos. Assim, a definição da vaga nas oitavas seria pelo saldo de pontos. No entanto, a Tchéquia superou os chineses por 3 a 0 e selou a eliminação brasileira da competição.
Com os resultados, o Brasil terminou a fase de grupos no terceiro lugar.
Retrospecto do Brasil no Mundial Masculino de Vôlei
O Brasil conquistou o Mundial Masculino de Vôlei em três oportunidades: 2002, 2006 e 2010. Além disso, a equipe brasileira ficou com o vice-campeonato nas edições de 1982, 2014 e 2018.
O país é o terceiro maior vencedor da competição ao lado da Polônia. Rússia, com 12 títulos, e Itália, com quatro, estão à frente do Brasil no ranking de maiores campeões do Mundial Masculino.
Na última edição do torneio, em 2022, a Seleção ficou com a medalha de bronze após superar a Eslovênia, por 3 sets a 1, na disputa de terceiro lugar.