A cidade de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, será o palco da Copa América de Vôlei 2025. O evento esportivo será realizado entre os dias 25 de junho e 6 de julho, no Ginásio Divino Braga.
Vão participar do torneio as seleções de Brasil, Argentina, Chile, Peru e Venezuela, tanto no feminino quanto no masculino.
O prefeito Heron Guimarães falou com orgulho sobre a parceria fechada com a Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV).
“É um orgulho para Betim voltar a sediar uma competição internacional de seleções. A Confederação Sul-Americana encontrou aqui o ambiente ideal para realizar esse torneio: uma cidade com estrutura, paixão pelo esporte e histórico de grandes conquistas. Betim é referência no voleibol não só por formar talentos, mas por ser o berço do projeto mais vitorioso da história da modalidade no Brasil, o Sada Cruzeiro. Nossa gestão tem um olhar atento e entusiasta para o esporte e estamos preparados para esse grande evento esportivo”, destacou.
O presidente da CSV, Marco Túlio Teixeira, justificou a escolha da cidade mineira para sediar o evento esportivo.
“A Confederação escolheu Betim para sediar a Copa América de Vôlei 2025 porque Betim também escolheu apoiar o vôlei sul-americano. Não era necessário que a competição fosse aqui no Brasil, mas as próprias seleções da América do Sul entenderam que realizar a competição em solo brasileiro é sempre bom”, afirmou.
Formato da competição
A competição será disputada em fase única com todas as equipes se enfrentando entre si.
Os jogos do masculino serão realizados entre os dias 25 e 29 de junho. Já os jogos do feminino serão entre os dias 2 e 6 de julho.
Por conta da Liga das Nações (VNL), Brasil e Argentina participarão com as equipes sub-23 masculinas.