Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias de Vôlei no WhatsApp

Zé Roberto critica calendário da FIVB e defende que VLN 2024 não aconteça

Técnico da Seleção Brasileira defende que Liga das Nações de 2024 não deve acontecer pela proximidade com Jogos Olímpicos

Zé Roberto, técnico da Seleção Brasileira

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) voltou a estar na mira do técnico da Seleção Brasileira, Zé Roberto. O treinador brasileiro chamou de “loucura” a proposta de calendário que vem sendo colocado para as equipes. Entre os apontamentos, o tricampeão olímpico defende, por exemplo, que a Liga das Nações 2024 seja excluída do calendário em detrimento aos Jogos Olímpicos de Paris.

Campeão Sul-Americano no Recife, competição que decorre até esta quarta-feira (23), Zé Roberto recordou a recente eliminação na Liga das Nações, no Japão, quando a equipe brasileira teve pouquíssimo treino de preparação.

“As jogadoras não tiveram folga, chegaram direto dos clubes, do Sul-Americano, que terminou no dia 14 de maio. Agora [para o Sul-Americano], nós tivemos mais tempo de preparação, elas estão melhor fisicamente. Diferentemente do que aconteceu na VNL. A China manteve um time do início ao final. Nós usamos 11 formações diferentes. Como experiência, foi muito dolorosa o que encontramos nas viagens que a gente fez, como tudo aconteceu. Mas, ao mesmo tempo, foi aprendizado”, começou por dizer.

“No próximo ano, vai ser pior ainda, porque a Liga das Nações começa no dia 14 de maio. Este ano foi no dia 31. Olha só o calendário proposto pela Federação Internacional. O ano que vem é um ano de olimpíada. O ideal é que eles tirassem a Liga das Nações e deixassem só os Jogos, que é o campeonato mais importante agora. Não sei para quê fazer a Liga das Nações, num atropelo danado que vai ser. As jogadoras vão estar saindo dos seus campeonatos nacionais, já entrando de novo nessa loucura que vai ser para depois jogar o campeonato mais importante que são os Jogos Olímpicos. Isso é loucura”, atirou.

No Brasil, por exemplo, a Superliga feminina deste ano terminou em 7 de maio, mas tanto Praia Clube quanto o Minas Tênis Clubes jogaram até dia 14, quando disputaram a decisão do Sul-Americano de clubes.

O Brasil ainda encerra a sua participação no Sul-Americano com um jogo para cumprir tabela diante da Colômbia, às 20h30 (de Brasília) desta quarta-feira (23), mais uma vez no Ginásio Geraldão. O principal objetivo é seguir testando a equipe para a disputa do Pré-Olímpico, a ser realizado entre os dias 16 e 24 de setembro, no Japão.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.