A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) voltou a estar na mira do técnico da Seleção Brasileira, Zé Roberto. O treinador brasileiro chamou de “loucura” a proposta de calendário que vem sendo colocado para as equipes. Entre os apontamentos, o tricampeão olímpico defende, por exemplo, que a Liga das Nações 2024 seja excluída do calendário em detrimento aos Jogos Olímpicos de Paris.
Campeão Sul-Americano no Recife, competição que decorre até esta quarta-feira (23), Zé Roberto recordou a recente eliminação na Liga das Nações, no Japão, quando a equipe brasileira teve pouquíssimo treino de preparação.
“As jogadoras não tiveram folga, chegaram direto dos clubes, do Sul-Americano, que terminou no dia 14 de maio. Agora [para o Sul-Americano], nós tivemos mais tempo de preparação, elas estão melhor fisicamente. Diferentemente do que aconteceu na VNL. A China manteve um time do início ao final. Nós usamos 11 formações diferentes. Como experiência, foi muito dolorosa o que encontramos nas viagens que a gente fez, como tudo aconteceu. Mas, ao mesmo tempo, foi aprendizado”, começou por dizer.
“No próximo ano, vai ser pior ainda, porque a Liga das Nações começa no dia 14 de maio. Este ano foi no dia 31. Olha só o calendário proposto pela Federação Internacional. O ano que vem é um ano de olimpíada. O ideal é que eles tirassem a Liga das Nações e deixassem só os Jogos, que é o campeonato mais importante agora. Não sei para quê fazer a Liga das Nações, num atropelo danado que vai ser. As jogadoras vão estar saindo dos seus campeonatos nacionais, já entrando de novo nessa loucura que vai ser para depois jogar o campeonato mais importante que são os Jogos Olímpicos. Isso é loucura”, atirou.
No Brasil, por exemplo, a Superliga feminina deste ano terminou em 7 de maio, mas tanto Praia Clube quanto o Minas Tênis Clubes jogaram até dia 14, quando disputaram a decisão do Sul-Americano de clubes.
O Brasil ainda encerra a sua participação no Sul-Americano com um jogo para cumprir tabela diante da Colômbia, às 20h30 (de Brasília) desta quarta-feira (23), mais uma vez no Ginásio Geraldão. O principal objetivo é seguir testando a equipe para a disputa do Pré-Olímpico, a ser realizado entre os dias 16 e 24 de setembro, no Japão.