Ouvindo...

Rizek desaprova Seleção de vermelho e sugere outra nova cor de camisa

Apresentador do SporTV acredita que ideia reforçará desunião no país por questões políticas

André Rizek, apresentador do SporTV

Apresentador do SporTV, André Rizek entrou no assunto que vem dando o que falar na internet: a possível mudança de cor da segunda camisa da Seleção Brasileira, de azul para vermelho.

Nesta semana, a Footy Headlines, página especializada em vazamento de uniformes no futebol internacional, notificou que o Brasil abandonaria o azul como cor visitante na Copa do Mundo de 2026.

Rizek destacou que além da Copa do Mundo, 2026 receberá eleições, e relembrou que a cor amarela da Seleção é utilizada por um grupo político, e a vermelha por outro. A alteração, portanto, reforçaria a ideia de divisão do país.

“Não precisa ser nenhum gênio para imaginar o que isso vai causar no ano que vem. Ao invés de termos uma identidade nacional e um abraço no Brasil como símbolo do país, a tendência é que as camisas do Brasil na Copa do Mundo sejam mais um fator para apimentar essa insuportável divisão que vivemos há alguns anos”, iniciou Rizek.

O apresentador defendeu a cor preta na camisa da Seleção Brasileira como símbolo antirracista. O Brasil a utilizou em um amistoso contra a Espanha em março.

“Imagina o poder que é o Vinicius Júnior vestir uma camisa preta, antirracista, na Copa do Mundo, diante do planeta inteiro, com a mais vitoriosa seleção do mundo. Mas foram por outra linha e adotaram o vermelho por questões comerciais”, defendeu o jornalista.

Por fim, Rizek disse que não vê problema em uma camisa sem as cores da bandeira do Brasil, algo que ocorre em outras seleções.

“Eu entendo as pessoas que se ofendem com o fato do Brasil não jogar com as cores da nossa bandeira, mas sou obrigado a dizer que isso acontece em várias partes do mundo. A Alemanha, por exemplo, jogou final de Copa de verde, cor da federação. O Japão joga de azul e não é a cor da bandeira deles. Eu acho que o preto não ofenderia ninguém”, finalizou.

Leia também

CBF se pronuncia sobre possível camisa preta da Seleção

Em nota oficial, a CBF negou qualquer definição sobre os novos uniformes e destacou que as imagens que circulam nas redes sociais não têm caráter oficial.

Além disso, a entidade reafirmou o compromisso com seu estatuto, que prevê o uso apenas de cores presentes na bandeira da CBF (verde, amarelo, azul e branco) exceto em casos comemorativos previamente aprovados pela diretoria.

Leia a nota oficial na íntegra:

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esclarece que as imagens divulgadas recentemente de supostos uniformes da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026 não são oficiais. Nem a CBF e nem a Nike divulgaram formalmente detalhes sobre a nova linha da Seleção.

A entidade reafirma o compromisso com seu estatuto e informa que a nova coleção de uniformes para o Mundial ainda será definida em conjunto com a Nike.”

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.