Pelé, o eterno Rei do Futebol, faria 83 anos de vida nesta segunda-feira, 23 de outubro. Craque indiscutível dentro de campo, o ídolo de Santos e Seleção Brasileira também brilhou fora das quatro linhas, quando decidiu se aventurar nas produções de televisão.
Os Estranhos
Sua primeira participação foi em 1969, na novela ''Os Estranhos’’, da TV Excelsior. Por autoria de Ivani Ribeiro, Pelé recebeu o papel de um escritor, chamado Plínio Pompeu, que conviveu com a visita inusitada de extraterrestres.
Além do ex-craque, a trama também contava com nomes como Regina Duarte, Stenio Garcia e Rosamaria Murtinho. Na época, Pelé já era bicampeão da Copa do Mundo e levava a vida de ator junto aos treinos e jogos do Santos.
O Salvador da Pátria
Vinte anos depois, Pelé voltou para as telas como uma das estrelas de “O Salvador da Pátria”, em 1989. Na história, recebeu uma missão mais simples e interpretou a si mesmo no papel. Na produção, o ex-jogador viajou para Tangará, uma cidade fictícia, onde buscava conhecer o trabalho de Sassá Mutema, interpretado por Lima Duarte, na prefeitura.
História de Amor
Desta vez, poucos anos mais tarde, Manoel Carlos convidou Pelé para atuar em “Histórias de Amor”. Em seu papel na história, o tricampeão Mundial foi entrevistado por Assunção, personagem interpretado por Nuno Leal Maia, onde contou sobre o quão importante é a prática esportiva e os atletas portadores de deficiência.
O Clone
Na trama ''O Clone’’, exibida em 2001, Pelé viveu status de galã. A estrela foi ao Bar da Dona Jura, em São Cristóvão, onde Solange Couto (dona do boteco) o recebeu com grande alegria. Na história, foi tietado por Nazira, interpretada pela atriz Eliane Giardini.
Celebridade
Por fim, a última participação de Pelé nas telinhas foi em 2004, na novela ''Celebridade’’, uma produção de Gilberto Braga. Em seu papel, o Rei do Futebol era grande amigo de Malu Mader, responsável por interpretar a personagem Maria Clara Diniz. A casa de samba Sobradinho foi escolhida para receber a visita ilustre do ex-atleta.
O falecimento de Pelé
Edson Arantes do Nascimento, o maior jogador de futebol da história, morreu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, em São Paulo. Internado no Hospital Albert Einstein havia 30 dias, o Atleta do Século teve complicações em decorrência de longo tratamento contra o câncer.
Desde 2021, Pelé passava por sessões de quimioterapia para tratar tumores no intestino, fígado e pulmão. Ele também passou por cirurgia para retirada de um tumor no cólon.
Pelé estava internado desde 29 de novembro para reavaliar o tratamento por quimioterapia. O quadro se tornou mais agudo, e o último boletim do Einstein explicava que “Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca”. O comunicado era assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista, Rene Gansl, oncologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente.