Ouvindo...

Comentarista detona atuação de árbitro em Corinthians x Grêmio: ‘Deveria apitar Série C’

Casagrande criticou a atuação do VAR e a postura de Wilton Pereira Sampaio em pênalti não marcado

Casagrande critica atuação do VAR

Na noite da última segunda-feira (28), Corinthians e Grêmio protagonizaram um duelo de oito gols, que terminou empatado em 4 a 4, na Neo Química Arena. A partida estava atrasada pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, o grande assunto do duelo se tornou um pênalti não marcado a favor do Grêmio, na reta final do segundo tempo, lance que foi criticado por Casagrande.

Em sua coluna no UOL, o comentarista comentou sobre a postura de Wilton Pereira Sampaio e da equipe do VAR, que não chamou o árbitro para analisar o lance. Sem poupar palavras, afirmou que “os árbitros brasileiros são fracos”.

“Não tinha como não marcar, a jogada estava limpa e o juiz não assinalou a infração porque não quis”. criticou. “Além do tempo na geladeira, Wilton Pereira Sampaio, o árbitro Fifa, deveria fazer uma reciclagem e apitar partidas da Série C do Campeonato Brasileiro”, completou.

Para Casagrande, em muitas ocasiões a arbitragem prejudica a qualidade das partidas do futebol brasileiro. “Ele estragou uma das melhores partidas do ano no futebol brasileiro”, pontuou. É isso que a arbitragem aqui no nosso país mais faz por aqui: estragar os jogos.”

“Erram a favor e contra todas as equipes, mas existem alguns erros que só ficam com duas opções: ou o erro foi por má fé ou eles são ruins de verdade”, concluiu.

Equipe de arbitragem afastada

A comissão de arbitragem da CBF afastou temporariamente de partidas em qualquer divisão do futebol nacional a equipe de arbitragem escalada no confronto. A Confederação admitiu que a arbitragem errou ao não marcar pênalti para o Grêmio nos acréscimos das partida contra o Corinthians, em lance que bateu no braço do atacante Yuri Alberto.

Entre os afastados estão o árbitro Wilton Pereira Sampaio, de Goiás, que foi um dos representantes do Brasil na Copa do Mundo de 2022, no Catar, trabalhando inclusive na quartas de final entre França e Inglaterra, e o responsável pelo árbitro de vídeo no jogo, o mineiro Emerson de Almeida Ferreira.

Eles passarão por um período de reciclagem, com acompanhamento da comissão de arbitragem. A Itatiaia apurou que o erro foi considerado grave, também porque o VAR não chamou Wilton Sampaio para ir até o monitor na beira do gramado ver o lance, considerado interpretativo.

Apesar de ser alertado pelo assistente AVAR 2, Michel Patrick Costa Guimarães, Emerson de Almeida Ferreira, o VAR principal, mantem a ideia de que não foi pênalti e oriente Wilton Pereira Sampaio a dar prosseguimento ao jogo.

Veja conversa do VAR de Corinthians x Grêmio

Emerson de Almeida: O jogador, mesmo estando com a mão nessa posição, acho que ela está natural para essa disputa de bola para a defesa. Não está com a intenção de bloquear.

Johnny Barros de Oliveira: Você acha que o braço não está muito aberto, Emerson?

Emerson de Almeida: Oi?

Johnny Barros de Oliveira: Você não acha que está muito aberto, não? Que essa bola passaria se ela não bate no braço?

Emerson de Almeida: Para mim, ele não está com a intenção de bloquear. Ele não está com a intenção de bloquear a bola. É diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço. Ele não está indo com o braço em direção à bola. Ele está recolhendo. Wilton, lance checado. Pode jogar. O jogador está recolhendo o braço.

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.