Ouvindo...

Casagrande critica punição em comemoração: ‘Estão fazendo o futebol ficar mais chato’

Atacante do Atlético foi advertido com cartão amarelo por comemorar chutando a bandeirinha do Morumbi

Casagrande critica punição em comemoração

Neste domingo (6), uma comemoração voltou a ser alvo de polêmicas no futebol brasileiro. O chute na bandeirinha de Pavón, após marcar o segundo gol do Atlético diante do São Paulo, rendeu cartão amarelo ao atacante, além de grande repercussão entre imprensa e torcedores.

Em sua coluna no UOL, Casagrande criticou a atitude de árbitros e jogadores diante desta comemoração. “Qualquer coisa se leva para o lado pessoal, para o desrespeito, sem contar que não estão agindo igualmente com todos os jogadores’’, afirmou.

A ''injustiça’’ citada pelo comentarista se relaciona com uma possível falta de critério da arbitragem. Isso porque, na última quarta-feira (2), Raphael Veiga marcou para o Palmeiras no Mineirão, contra o Atlético, e comemorou da mesma maneira sem ser advertido com cartão amarelo. A partida era válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O jogador, assim como Pavon, já havia comemorado desta forma em outras oportunidades.

“O Raphael Veiga, por já comemorar há mais tempo chutando a bandeirinha do escanteio, era aceito. Ninguém reclamava, não tomava cartão amarelo, mas qualquer outro que se atreva a fazer o mesmo é encarada como provocação, falta de respeito e já cria uma revolta dentro do campo. O que estava havendo? Estão querendo decretar que tipo de comemoração cada jogador pode fazer?”, questionou.

Para Casagrande, esta é uma preocupação que toma espaço de assuntos mais relevantes no futebol. “Na minha opinião, torcedores e jogadores têm coisas muito mais importantes para se manifestarem do que a forma que jogadores comemoram seus gols”, pontuou.

“Se não perceberam ainda, são os próprios jogadores que estão fazendo o futebol brasileiro ficar cada vez mais chato”, concluiu.

Justificativa

De acordo com o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima, Pavon foi punido na partida diante do São Paulo ‘por agir de forma provocativa na comemoração de gol’. No lance, o jogador chutou a bandeira de escanteio, que tem o escudo do Tricolor Paulista estampado.

Além disso, o “dono do apito” também relatou o lançamento de copos vindos da torcida são-paulina, enquanto os jogadores do Galo comemoravam o segundo gol na partida da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Jornalista em formação na UFMG. Apaixonado por futebol e esportes em geral.