Quem é Arthur Fery, 'herdeiro' que desbancou favoritos e chegou às quartas em Wimbledon
Atleta é apenas o 114º do mundo, mas vence rodada após rodada e se coloca como um dos oitos melhores atletas do Grand Slam da grama

Na 114ª colocação antes do torneio, Arthur Fery não tinha ranking para disputar a chave principal de Wimbledon. Contudo, após uma campanha histórica, está garantido nas quartas de final do Grand Slam da grama. Nessa segunda-feira (6), o britânico de 23 anos venceu Grigor Dimitrov, ex-top 3 do mundo, por 3 sets a 2, com parciais de 7-5, 3-6, 4-6, 6-4 e 7-6.
Na campanha de ‘conto de fadas’, o atleta que foi um convidado especial (wild card) para disputar o torneio, superou Damir Džumhur, Otto Virtanen e Zizou Bergs, todos atletas que estão ou já estiveram em posições mais altas que Frey, que tem a atual colocação como a melhor da carreira.
Agora ele terá pela frente o maior desafio da carreira: Flavio Cobolli. O italiano, atual finalista de Roland Garros, é o 9º do mundo. A partida ocorrerá nesta quarta-feira (8), ainda com horário indefinido.
Quem é o ‘herdeiro’ Arthur Frey
Acontece que a história de Arthur Frey conta com aspectos curiosos. Seu pai, Loic Frey, é um empresário bem-sucedido e dono do time do futebol Lorient, da França. Já a mãe, Olivia, jogou duplas em Roland Garros e defendeu Hong Kong na Fed Cup.
Por conta disso, ele não joga tênis para ascender financeiramente, visto que ele é herdeiro de uma fortuna estimada em £275 milhões (mais de 1,6 bilhões de reais na cotação atual), segundo o Telegraph.
O desempenho em Wimbledon é uma campanha “em casa”. Isso porque Arthur Frey cresceu e estudou a 5 minutos de Wimbledon.

Estudou nos EUA, formou-se em Ciência e Tecnologia por Stanford, jogando pelo circuito universitário sob orientação dos irmãos Bryan.
Antes de entrar na gira profissional foi nº12 juvenil. Em 2023 teve a primeira vitória em challenger; com isso, recebeu wildcard para Wimbledon, em que perdeu para Medvedev na primeira rodada.
Duas temporadas depois veio primeira vitória em Wimbledon (sobre Alexei Popyrin) e a entrada na equipe da Copa Davis.
Com a atual campanha em Wimbledon, ele repete feitos de Andy Murray, Tim Henman, Roger Taylor, Greg Rusedski e Cameron Norrie, ao chegar às quartas do torneio mais tradicional da Inglaterra como britânico.
Ele já garantiu uma ascensão importante no ranking da ATP. Fery deixará a 114ª para o 63ª posição do ranking. Arthur pode entrar no top 40 se chegar à semifinal.
Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.



