João Fonseca reage à vitória contra Tsitsipas em Montreal: ‘Sabia que seria tenso’
Brasileiro controlou o grego ex-top 3 do mundo e venceu por 2 sets a 0 nesta quarta-feira (5), no torneio canadense

João Fonseca acredita que a força mental foi fundamental para vencer Stefanos Tsitsipas nesta quarta-feira (5), no Masters 1000 de Montreal. O brasileiro bateu o grego por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-3) e 7/5 na segunda rodada do primeiro grande torneio da gira de quadra dura na América do Norte.
“Com certeza o jogo de hoje me traz muita força e muita confiança no meu mental. Um jogo que estava muito difícil para mim, a bola quicando, ele sacando bem. Jogando um pouquinho melhor que eu desde o começo, e eu conseguindo pegar as oportunidades”, iniciou.
João ponderou que o tempo de inatividade pesou no segundo set, quando ele falhou ao sacar para o jogo, com um 5/4 a favor. Contudo, viu o ‘copo cheio’ ao conseguir quebrar Stefanos e fechar a partida.
“Ali no 5-4 eu sabia que ia ser tenso. Faz tempo que eu não jogo, ia ser um pouco mais tenso fechar a partida. Mas no 5 a 5 eu pensei: 'agora é seguir, não tem problema'. E ai joguei bem, consegui fazer boas devoluções, fui agressivo e confiante, e isso me trouxe a vitória. Muito feliz com a forma com que eu estive mentalmente hoje. Desde o começo muito intenso e muito forte”, disse.
Vitória de João Fonseca
O jogo
A primeira quebra de João Fonseca veio no primeiro game de saque de Stefanos Tsitsipas. O brasileiro foi agressivo e conseguiu atacar os serviços do grego desde as primeiras bolas.
Contudo, João teve um péssimo game seguinte à quebra. O jovem não conseguiu colocar nenhum primeiro saque e foi quebrado de volta.
Logo após esse ‘revide’ do grego, o brasileiro teve alguns momentos de instabilidade. Tsitsipas percebeu e passou a se aproveitar dos erros para pressionar o saque de Fonseca. Resiliente, o brasileiro se manteve no jogo e confirmou os games, assim como o grego.
No tie-break, João conseguiu subir o nível e conseguiu fechar o primeiro set. 1 a 0. 7/6 (7-3).
No segundo set, João conseguiu manter o alto nível do tie-break em todos os primeiros games, incluindo os de saque de Tsitsipas. Quebrou o grego duas vezes e chegou a abrir um 3 a 1, mas Stefanos reagiu e alongou o jogo, ao quebrar João uma vez.
Quando estava 5 a 4 para o brasileiro, com o saque, João viu Stefanos ser muito agressivo e conseguir a quebra. 5 a 5. No entanto, no game seguinte, João voltou a encontrar devolução conseguiu mais uma quebra. Com a pressão aliviada, fechou o jogo no 7/5. 2 a 0.
Caminho de João Fonseca em Montreal
Caso siga avançando, nas oitavas de final o desafio pode ser o estadunidense Bem Shelton (8º) e o belga Zizou Bergs (36º). Após isso, terá pela frente o russo Daniil Medvedev (7º) ou o tcheco Jakub Mensik (17°).
Na semifinal, é provável que ele enfrente Alexander Zverev (2º) ou o estadunidense Taylor Frtiz (10º). Já na final, ele pode ter pela frente Felix Auger Aliassime (4º) ou Alex de Minaur (6º).
Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.



