Belo Horizonte
Itatiaia

João Fonseca estreia em Wimbledon contra Bautista Agut para seguir ano 'dos sonhos'

João Fonseca vai para a grama sagrada de Wimbledon não antes das 9h50 (de Brasília) desta segunda-feira (29)

Por
João Fonseca em ação no ATP 500 de Halle 2026
João Fonseca em ação no ATP 500 de Halle 2026 • Divulgação/Terra Wortmann Open

A segunda-feira (29) de quase todo brasileiro será focada na Copa do Mundo, com Brasil x Japão pela segunda fase, mas o torcedor pode ter uma alegria antes da partida. Isso porque a data marcará a estreia de João Fonseca em Wimbledon 2026.

O prodígio tenista de 19 anos enfrentará o espanhol Roberto Bautista Agut não antes das 9h50 (de Brasília) desta segunda na quadra 18 do Grand Slam londrino. É uma oportunidade de João Fonseca seguir com a temporada "dos sonhos".

João Fonseca chega à grama sagrada de Wimbledon como 27º colocado do ranking da ATP - a melhor posição da carreira é 24º. O experiente Bautista Agut, de 38 anos, é o 183º do ranking, mas já viveu grande grandes momentos ao longo da extensa carreira e figurou no top 10, sendo o nono em 2019.

Caso avance, João Fonseca terá pela frente na segunda rodada o holandês Jesper de Jong ou o australiano Rinky Hijikata. O cabeça de chave da seção do brasileiro é o sérvio Novak Djokovic, recordista de títulos de Grand Slams - 24 conquistas.

Em 2025, ano da primeira disputa de João Fonseca, o brasileiro passou das duas primeiras fases e caiu na terceira, para o chileno Nicolas Jarry. O italiano Jannik Sinner, líder do ranking da ATP, defenderá o título de campeão no ano passado.

Temporada 'dos sonhos'

João Fonseca tem vivido uma temporada de afirmação no tênis mundial. Mesmo jovem, o brasileiro tem causado impacto especialmente em grandes torneios, como Indian Wells, Miami Open, Monte Carlo e Roland Garros.

O brasileiro optou por se retirar do do ATP de Eastbourne, na Inglaterra, torneio tido como um dos preparatórios para Wimbledon, para tratar desconforto no ombro direito e chegar 100% em Londres.

Resultados de João Fonseca em 2026

  • Aberto de Brisbane - desistência por lesão na lombar
  • Australian Open - derrota na primeira rodada por 3 a 1 para Eliot Spizzirri
  • Aberto de Buenos Aires - derrota nas oitavas de final para Alejandro Tabilo
  • Rio Open - derrota nas oitavas de final para Ignacio Buse
  • Rio Open (duplas) - título ao lado de Marcelo Melo sobre Haase e Frantzen
  • Masters de Indian Wells - derrota nas otiavas de final para Jannik Sinner
  • Miami Open - derrota na segunda fase para Carlos Alcaraz
  • Masters de Monte Carlo - derrota nas quartas de final para Alexander Zverec
  • ATP de Munique - derrota nas quartas de final para Ben Shelton
  • Aberto de Madri - derrota na segunda fase para Rafael Jodar
  • Aberto de Roma - derrota na primeira fase para Hamad Mededovic
  • Aberto de Hamburgo - desistência por incômodo no punho direito
  • Roland Garros - derrota nas quartas de final para Jakub Mensik
  • ATP de Halle - derrota na primeira fase para Yannick Hanfmann
  • ATP de Halle (duplas) - derrota na final ao lado de Altmaier para Olivetti e Arribagé
  • ATP de Eastbourne - desistência por desconforto no ombro direito
Por

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais