Maior medalhista paralímpica do Brasil, a nadadora Carol Santiago conquistou, nesta quinta-feira (5), a medalha de prata na prova dos 100m peito da classe SB12, com tempo de 1min15s62. Com o resultado, a atleta fechou sua participação na capital francesa com cinco medalhas, sendo três de ouro e outras duas de prata.
Na prova, o ouro foi conquistado pela alemã Elena Krawzow, que bateu o recorde mundial com 1min12s54. Jietong Zheng, da China, completou o pódio com a medalha de bronze e tempo de 1min20s03.
Essa foi a décima medalha de Carol Santiago em Jogos Paralímpicos. Além das cinco medalhas em Paris 2024, ela já havia faturado outras cinco em Tóquio 2020, três ouros, uma prata e um bronze.
A nadadora, além disso, é uma das únicas que conquistaram cinco medalhas em Paris. Além de Carol Santiago, apenas Ihar Boki, dos países neutros, Carlotta Gilli, da Itália, também colecionam cinco pódios na capital francesa.
Carol nasceu com síndrome de Morning Glory, anomalia congênita do nervo óptico, caracterizada por malformações no disco óptico e que gera perda do campo de de visão. A atleta competiu na natação convencional até 2018, quando migrou para o esporte paralímpico.