Assim como na Olimpíada, a abertura da Paralimpíada será realizada, pela primeira vez, fora de um estádio fechado. A cerimônia desta quarta terá início na famosa avenida parisiense Champs-Elysées e terminará na Place de la Concorde. Nos Jogos Olímpicos de Paris, o desfile aconteceu no Rio Sena.
Porta-Bandeiras
Os atletas Beth Gomes, do atletismo, e Gabriel Araújo, da natação, serão os porta-bandeiras do Time Brasil na cerimônia. A paulista e o mineiro foram medalhistas de ouro em Tóquio 2021.
“Beth e Gabriel são dois dos grandes nomes que o Brasil traz a Paris depois de um ciclo impecável, com resultados esportivos e aproveitamento impressionantes nas principais competições pelo mundo, desde o fim dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Eles dão forma àquilo que o CPB trabalhou e acreditou nos últimos três anos. Temos a certeza e a tranquilidade de que eles orgulharão os compatriotas quando entrarem na Champs-Élysées, empunhando o pavilhão brasileiro”, disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro e bicampeão paralímpico no futebol de cegos, em Atenas 2004 e Pequim 2008.
“É uma sensação muito boa, uma realização. Todos nós atletas paralímpicos sonhamos com este dia. Receber esta notícia de que eu seria a atleta que iria conduzir o pavilhão do nosso Brasil foi muito emocionante, as lágrimas caíram. Vou honrar a nossa bandeira com a maior maestria e representar todos os atletas paralímpicos que estão em Paris e também aqueles atletas que sonham um dia estar aqui, porque sonhos são para ser realizados. Estou aqui por vocês e por todos”, afirmou Beth. Ela era jogadora de vôlei em 1993, antes de ser diagnosticada com esclerose múltipla.
Hoje, com 39 anos, ela é arremessadora e lançadora da classe F53, para atletas que competem sentados.
“Este será um momento único. Em Tóquio, eu não pude ir para a abertura [em razão da pandemia de Covid-19]. Agora, estou aqui em Paris para viver todos os momentos possíveis. Fico feliz de representar o Brasil na competição e a todos os atletas na abertura. É um privilégio que me deixa muito feliz. Fiquei muito emocionado ao receber a notícia. É uma honra para poucos.”, disse Gabriel, natural de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.
“É uma honra estar ao lado de uma mulher tão experiente e de tanta competitividade, que está sempre buscando atingir seus objetivos em todas as competições. É muito bom participar deste momento com uma referência do esporte”, completou o bi campeão olímpico na natação de velocidade (50, 100 e 200m). Ele compete pela classe S2, para atletas com comprometimentos físicos-motores.
Brasil na Paralimpíada
O Time Paralímpico do Brasil busca, em Paris 2024, conquistar sua 400ª medalha paralímpica. Atualmente, o país possui 373 medalhas ao todo, sendo 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes.
Nas últimas edições, em Tóquio 2021 e Rio 2016, o Brasil subiu 72 vezes ao pódio. Batendo o recorde de medalhas. No Japão, a equipe conseguiu, ainda, o maior número de ouros da história, com 22 medalhas douradas.
Abertura Paralimpíada de Paris 2024
Data: 28/08/2024
Horário: 15h (de Brasília)
Onde assistir
TV: Sportv 2
Streaming: Globoplay
Streaming: Canal do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), no Youtube