Por onde andam os campeões olímpicos com o Brasil no Rio 2016
Seleção Brasileira foi representada por 18 jogos, que conseguiram o primeiro ouro do futebol masculino em Jogos Olímpicos

Há exatos 10 anos, o Brasil se tornava campeão de tudo possível ao conquistar o ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro, contra a Alemanha. Do elenco que fez parte desta conquista, a maioria segue atuando, mas alguns já se aposentaram. Saiba por onde andam os medalhistas olímpicos.
Ao todo, 18 jogadores conquistaram o ouro olímpico no Maracanã com a Seleção Brasileira. Desses, quatro estão oficialmente aposentados: o goleiro Uílson, o zagueiro Rodrigo Caio e os meias Renato Augusto e Rafinha Alcantara. O atacante Luan não anunciou a aposentadoria, mas não atua há mais de um ano e é pouco provável que volte a jogar.
Por onde andam os campeões olímpicos de 2016
- Weverton (38) - goleiro
Convocado como goleiro do Athletico-PR, Weverton foi um que entrou na cota acima dos 23 anos e foi crucial para a conquista do ouro.
Ele deixou o Furacão em 2018 rumo ao Palmeiras, onde se tornou multicampeão e um dos mais importantes da posição no clube. Weverton disputou duas Copas do Mundo pela Seleção Brasileira e hoje é titular do Grêmio.
- Uílson (32) - goleiro
Jogador de seleção de base, Uílson fez parte do elenco e pertencia ao Atlético na época. Era visto como uma grande promessa, mas “não virou” e se aposentou no fim de 2020 aos 26 anos após passagem pelo Coimbra.
- Zeca (32) - lateral-direito
Grande promessa da posição na época, Zeca foi titular do Brasil e atuava pelo Santos. No entanto, acabou rodando por muitos clubes e nunca se firmou. Ele atuou por Internacional, Bahia, Vasco, Mirassol, Coritiba, Houston Dynamo (EUA) e, atualmente, joga no Athletic, clube mineiro da Série B.
- William (31) - lateral-direito
Lateral ambidestro, William era outra grande promessa, tanto que foi negociado pelo Internacional com o Wolfsburg. No entanto, teve muitos problemas de lesão na Alemanha nos quase sete anos na Europa.
Em 2023, ele retornou ao Brasil para jogar no Cruzeiro, onde atua até hoje, recuperando a qualidade e sua questão física. Hoje, disputa posição com Fagner no clube celeste.
- Douglas Santos (32) - lateral-esquerdo
Lateral do Atlético na época, Douglas Santos foi titular da posição na Olimpíada depois de ter sido revelado pelo Náutico e passado pela Udinese.
Ele deixou o Galo pouco após os jogos no Rio e para atuar no Hamburgo-ALE. Desde 2019, ele atua no Zenit-RUS, onde atualmente é capitão e ídolo. Aos 32 anos, ele foi titular do Brasil na Copa do Mundo de 2026.

- Rodrigo Caio (33) - zagueiro
Outro titular no Rio, Rodrigo Caio era uma grande promessa do São Paulo, mas teve uma carreira muita acidentada por lesões. Ele se transferiu para o Flamengo em 2019, onde foi multicampeão como titular, e atuou no Grêmio no fim da carreira.
Rodrigo se aposentou em 2025, aos 30 anos, justamente por conta das diversas lesões que afetaram sua carreira. Hoje ele é auxiliar.
- Marquinhos (32) - zagueiro
Também titular do Brasil, Marquinhos é um dos jogadores com a carreira mais vitoriosa entre os que levaram o ouro no Rio. Ele já pertencia ao PSG na época, deposi de ter sido revelado pelo Corinthians e passado pela Roma.
No clube francês desde 2013, ele se tornou um dos maiores campeões da história do futebol, com mais de 40 taças, e é o atual capitão do PSG, tendo levantado a taça da Champions League nos últimos dois anos.
Pela Seleção Brasileira principal, faz parte do elenco desde o fim da Olimpíada e já disputou três Copas do Mundo, duas como titular.
- Luan Garcia (33) - zagueiro
Convocado como jogador do Vasco, onde foi revelado, Luan foi negociado com o Palmeiras em 2017 e ficou no clube até 2024, conquistando todos os títulos a nível nacional e continental possíveis. Ele atua hoje no Toluca, do México.
- Renato Augusto (38) - meia
Um dos convocados acima do limite de idade permitido, Renato Augusto defendia o Beijing Guoan, da China, e foi titular absoluto do Brasil. Ele voltou ao futebol brasileiro para atuar por Corinthians e Fluminense depois disso, e se aposentou em setembro de 2025.
Multicampeão pelo Corinthians, Renato disputou a Copa do Mundo de 2022 pela Seleção Brasileira.
- Rafinha (33) - meia
Meia com a carreira toda construída na Europa, sendo formado no Barcelona, Rafinha Alcântara é outro que sofreu muito com lesões ao longo da carreira. Ele passou por clubes como Celta de Vigo, Inter de Milão e PSG, mas se aposentou em 2025 após atuar pelo Al-Arabi, do Catar.
O brasileiro encerrou a carreira com apenas 32 anos por conta das várias lesões que o atrapalharam no período.
- Walace (31) - meia
Convocado como jogador do Grêmio, onde foi revelado, Walace foi titular e um dos destaques, não à toa, foi vendido no ano seguinte para o Hamburgo, da Alemanha. Ele também jogou pelo Hannover 96 no país.
Seu maior destaque na Europa foi pela Udinese, onde se tornou um dos melhores volantes do futebol italiano. Walace voltou ao Brasil em 2024 como grande contratação do Cruzeiro, mas teve derrocada na carreira e não foi bem. Atualmente joga emprestado ao Vitória.

- Rodrigo Dourado (32) - meia
Rival de Walace no sul, tendo sido revelado pelo Internacional, Rodrigo Dourado fez mais de 300 partidas pelo Colorado antes de ser negociado ao futebol mexicano em 2022. Por lá, atuou por Atlético San Luis e América. Hoje joga no Juaréz.
- Thiago Maia (29) - meia
Revelado e convocado como jogador do Santos, Thiago Maia era um dos mais novos do elenco. Ele atuou pelo Lille na França antes de voltar ao Brasil para jogar e ser multicampeão pelo Flamengo. Ele joga no Inter desde 2024.
- Neymar (34) - atacante
Maior nome da geração no futebol brasileiro e no mundo, Neymar já era um dos melhores jogadores do planeta atuando pelo Barcelona. Ele jogou por PSG e Al-Hilal, e hoje está de volta ao Santos sofrendo com muitas problemas de lesões há anos.
Neymar se tornou o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira em jogos oficiais e disputou quatro Copas do Mundo como camisa 10 do país.

- Gabigol (29) - atacante
Também cria do Santos e hoje novamente no clube ao lado de Neymar, Gabigol teve carreira curta na Europa entre Inter de Milão e Benfica, mas se tornou rei no Brasil como jogador do Flamengo, onde foi multicampeão e um dos melhores do país.
Ele também atuou pelo Cruzeiro, onde chegou como grande contratação em 2025, mas não rendeu o esperado e foi emprestado ao Santos.
- Gabriel Jesus (29) - atacante
Fenômeno no Palmeiras, Gabriel Jesus foi negociado com o Manchester City no ano seguinte ao ouro olímpico. Ele ficou no clube sob o comando de Guardiola por seis temporadas e foi peça importante no elenco nesse período.
Jesus joga pelo Arsenal desde 2022, mas sofreu com lesões nas últimas duas temporadas e hoje perdeu espaço no atual campeão da Premier League. A expectativa é ele buscar um novo clube na Europa para retomar a carreira.
- Felipe Anderson (33) - atacante
Reserva muito utilizado naquela Olimpíada, Felipe Anderson é outro cria do Santos, mas foi convocado já como jogador da Lazio, da Itália. Ele teve duas passagens pelo clube italiano e se tornou um ídolo do clube.
Felipe também atuou por West Ham e Porto. Ele voltou ao Brasil em 2024 para jogar pelo Palmeiras, clube que defende atualmente.
- Luan (33) - atacante
Um dos melhores jogadores do Brasil em 2016 e em 2017, quando, inclusive, foi eleito Rei da América, Luan Guilherme teve uma queda brusca na carreira após não conseguir o salto esperado para a Europa a partir de 2019.
Ele passou por Corinthians, Santos e Vitória, todos sem sucesso, pelo contrário, acumulando polêmicas. O Leão da Barra foi seu último clube, onde fez apenas seis jogos em 2024. São mais de dois anos sem atuar, mas a aposentadoria não foi oficializada por ele.
Convocados do Brasil no Rio 2016
- Goleiros: Weverton, Uílson;
- Defensores: Zeca, Rodrigo Caio, Marquinhos, Douglas Santos, William, Luan Garcia;
- Meio-campistas: Renato Augusto, Rafinha, Walace, Rodrigo Dourado, Thiago Maia;
- Atacantes: Luan, Gabriel Barbosa, Neymar, Gabriel Jesus e Felipe Anderson.
Alecsander Heinrick é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC Minas e tem experiências em agências de comunicação e redação. Teve passagens por Esporte News Mundo, EstrelaBet, Jornal Hoje em Dia, Trivela e Jornal O Tempo. Apaixonado por todos os tipos de esportes, em especial futebol, futebol americano e basquete, além de séries e filmes.



