Enzo Elias, piloto da Crown Racing, venceu a corrida sprint da Stock Car disputada em El Pinar, no Uruguai, na manhã deste sábado (26). Daniel Serra e Lucas Foresti completaram o pódio da etapa.
A corrida, disputada no Circuito Victor Borrat Fabini, foi a primeira da história da categoria em solo uruguaio.
Esta é a segunda vitória de Enzo Elias na Stock. O primeiro triunfo do piloto foi logo na sua estreia. Na ocasião, Enzo venceu a corrida de duplas ao lado de Galid Osman, em Interlagos, em 2022.
A corrida
Devido à inversão de grid para a corrida sprint, Lucas Foresti largou na primeira posição. O piloto do carro número 12 saiu bem e manteve a liderança na primeira volta. Enzo Elias e Rubens Barrichello, que largaram em segundo e terceiro, respectivamente, também mantiveram suas posições.
No fim da primeira volta, Felipe Massa, então líder do campeonato, rodou na pista após toque de Thiago Camilo e caiu para a última posição. Thiago Camilo foi punido com um drive through pelo toque em Massa.
Enzo Elias abusou dos “fan pushs” para pressionar Lucas Foresti e, na reta principal, fez uma manobra ousada próxima ao muro e ultrapassou o adversário.
O experiente piloto Daniel Serra, que largou na quarta posição, passou Rubens Barrichello de forma tranquila a 22 minutos do fim da corrida.
A 20 minutos do fim da prova, os pilotos começaram a ir para os boxes para a troca obrigatória de pneus. Enzo Elias, que liderava a prova, foi para os boxes e cedeu a liderança para Daniel Serra.
Serra foi para o pit pouco tempo depois e conseguiu retornar para a corrida à frente de Foresti. Enzo, por sua vez, voltou para a pista em um ritmo mais forte que os adversários e retomou a liderança de forma tranquila.
No fim, Enzo manteve o ritmo para abrir vantagem e chegar à vitória.
O campeonato
Com o resultado, Felipe Baptista retomou a liderança do campeonato com 706 pontos, mesma pontuação de Felipe Massa, que ocupa a segunda colocação. Baptista lidera o campeonato devido aos critérios de desempate. Gabriel Casagrande fecha o top 3 com 690 pontos somados.
Corrida principal
Os carros voltam à pista na tarde deste sábado, às 13h50 (de Brasília), para a disputa da corrida principal com duração de 50 minutos mais uma volta. A etapa foi marcada para este sábado devido à realização de eleições gerais no Uruguai no domingo (27).