Ouvindo...

Tricampeão da Stock Car revela principais desafios para a etapa de BH

BH Stock Festival será realizado na Pampulha entre os dias 15 e 18 de agosto

Ricardo Maurício, piloto tricampeão da Stock Car, concedeu entrevista exclusiva à Itatiaia e apontou os principais desafios para se adaptar a um novo autódromo. O circuito de Belo Horizonte estreia na principal categoria do automobilismo brasileiro em evento a ser realizado entre os dias 15 e 18 de agosto, na Pampulha.

Apesar dos 20 anos de experiência na categoria, Maurício ressaltou que neste momento tudo é novo, tanto para as equipes quanto para os pilotos.

“Mesmo tendo experiência acaba sendo um autódromo novo para todo mundo. Não só para os pilotos, mas também para as equipes. A gente não conhece o asfalto que a gente vai lidar neste fim de semana (17 e 18)”, iniciou Ricardo.

O tricampeão também apontou que o asfalto e a variação climática devem ser empecilhos a serem enfrentados.

“Os carros de corrida lidam com muitas variáveis, desde o asfalto, o clima, a altitude, a pista. Como é uma pista de rua, é uma pista mais “suja”, uma pista menos emborrachada, sem aderência. Temos que ver como estará o clima no final de semana também, a variação climática tem bastante influência nos nossos carros. Acaba sendo um novo desafio para todo mundo e são sempre bem-vindos, porque (correr) é o que a gente gosta de fazer”, concluiu.

Novos circuitos na categoria

Ricardo falou sobre a importância de novos circuitos serem adicionados ao calendário de disputa da Stock Car. Ele se mostrou animado com a entrada de Belo Horizonte na lista de etapas da categoria e disse que a inclusão do circuito se deu “em ótima hora”.

“Bom, a chegada do circuito de BH veio em ótima hora. Porque a gente está carente de autódromos no Brasil. A gente tem alguns autódromos que não conseguimos levar a Stock Car, por falta de um asfalto ideal ou por falta de estrutura para receber uma categoria deste porte. É bom ter novas praças interessadas em sediar a maior categoria do automobilismo brasileiro”, afirmou o piloto da equipe Eurofarma RC.

Leia também

Planos para 2025

Há 16 anos na Eurofarma RC, Ricardo Maurício anunciou recentemente sua saída da equipe. O piloto conquistou dois dos seus três títulos da Stock Car pela escuderia.

Em relação ao próximo passo a ser dado dentro da categoria, Ricardinho disse não ter nada acertado para a próxima temporada, mas busca uma definição para seu futuro.

“Para 2025 ainda não tenho nada, estou conversando com algumas equipes. A gente vê a maior parte dos pilotos ainda correndo atrás do que vai rolar para o ano que vem”, iniciou.

O experiente piloto acredita que definições na categoria como definição de calendário e direitos de transmissão, podem influenciar o desfecho da procura por uma nova equipe.

“A gente ainda não tem calendário, e nem definição de quem vai transmitir a categoria. Acredito que deve continuar nos mesmos padrões deste ano, mas a gente ainda não tem o “pacote da Stock Car” para oferecer aos patrocinadores. As equipes também precisam definir os seus orçamentos, ainda está um pouco vago esta informação. Mas logo mais a gente consegue algum lugar competitivo para dar continuidade ao meu trabalho”, concluiu Maurício.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista em formação pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Leia mais