Stock Car em BH: Felipe Massa crava prova em Minas como a mais importante do ano

Capital mineira receberá principal evento de automobilismo do país em agosto

Felipe Massa, piloto da Stock Car, visitou Belo Horizonte nesta quarta-feira (6)

Felipe Massa, ex-piloto de Fórmula 1 e atualmente competidor da Stock Car pela equipe TMG Racing, classificou a prova de Belo Horizonte, em 18 de agosto, como a mais importante do ano. O fato de ser a prova de estreia, no único circuito de rua da temporada, torna a etapa mineira mais especial.

“Acho que vai ser a corrida mais importante da Stock Car neste ano. Um circuito novo, acho que uma história diferente para a Stock Car, um circuito de rua em volta do Mineirão. Vai ser a corrida mais importante para todos os pilotos”, disse em entrevista à Itatiaia.

“Vamos tentar aprender, entender o circuito direito. Tem curvas bem estreitas, cotovelo, hair pin, subidas descidas. Mostra que não vai ser uma pista fácil de aprender, mas isso que é bom. Nenhum piloto conhece o circuito, todo mundo começa do zero”, completou.

Massa corre na Stock Car desde 2021. Apesar de já ter corrido em circuitos de rua por outras categorias, o piloto experimentará o traçado num carro de Stock pela primeira vez.

“Tenho uma grande experiência, mas o carro de Stock Car é diferente. São mais de 30 carros correndo, é uma experiência e uma emoção diferente. Vamos nos preparar da melhor maneira possível, chegar aqui e disputar a vitória”, finalizou.

Leia também

Os pilotos participaram, nesta quarta-feira (6), de uma visita a Belo Horizonte. Além de conhecer o local da prova, eles visitaram o Mineirão e participaram de um encontro com o governador de Minas, Romeu Zema, e outras pessoas ligadas ao evento.

O circuito

O circuito será no entorno do Mineirão, mas não vai utilizar nenhuma área interna do estádio. A reta principal do trajeto será na Avenida Coronel Oscar Paschoal, entre o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Hall de entrada do Gigante da Pampulha.

Os carros partirão em direção à Avenida Abrahão Caram e continuarão em direção a avenida Rei Pelé. Pelo trecho envolver uma longa quilometragem em alta velocidade, está prevista a criação de uma chicane - um trecho em ziguezague - para diminuir a velocidade dos carros antes de uma longa curva.

Depois de contornar o Gigante da Pampulha, os carros subirão a Avenida Catalão até próximo o trevo do bairro Ouro Preto. Ali, farão uma curva de 180 graus para retornar e voltar “na contramão” para o início do circuito, de volta a Avenida Coronel Oscar Paschoal.

Meio-ambiente e sustentabilidade

A sustentabilidade, inclusão e segurança são os pilares do BH Stock Festival.A organização do evento já planeja medidas para mitigar o impacto sonoro do evento, com a instalação de barreiras acústicas no circuito, principalmente próximo à UFMG. O desenvolvimento econômico e social da cidade também são prioridades e, por isso, diversas ações serão implementadas, como a neutralização de carbono por meio do plantio de árvores e o incentivo ao uso do transporte público, para reduzir o trânsito de veículos e as emissões de gases poluentes.

O cuidado com os resíduos gerados durante o evento também é uma responsabilidade assumida pela organização do BH Stock Festival. Será realizado o rerrefino do óleo lubrificante utilizado pelas equipes, por meio da empresa brasileira LWART, que faz a coleta de todos os fluidos utilizados pelas equipes da Stock Car e da Fórmula 1 no Brasil. Isso confere à iniciativa o Certificado de Destinação Final, documento de valor legal que assegura a conformidade com as normas ambientais.

Números da prova

  • R$ 70 milhões de investimento;
  • R$ 200 milhões injetados na economia da cidade;
  • Entre 17 mil e 34 mil pessoas visitando a cidade na etapa;
  • R$ 20 milhões de impostos gerados para a PBH;
  • Entre 1,5 mil e 2 mil empregos diretos;
  • Exibição da etapa de BH para 153 países;
  • 36 carros;
  • 7 Km de gradis, 3 km de blocos de concreto, 4 km de guardrail;

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.

Ouvindo...