Ouvindo...

GP de São Paulo: saiba como será esquema de segurança do Autódromo de Interlagos

Grande Prêmio de Fórmula 1 acontece neste fim de semana, nos dias 7, 8 e 9 de novembro

O estado de São Paulo preparou um forte esquema de segurança para receber mais uma edição do Grande Prêmio de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, que ocorre nos dias 7, 8 e 9 de novembro.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, foi preparada uma megaoperação no entorno e dentro do Autódromo, na Zona Sul da capital, onde serão realizados os treinos na sexta-feira (7) e no sábado (8), e a corrida, no domingo (9).

Serão cerca de 1,2 mil policiais militares por dia, com apoio de 400 viaturas, duas aeronaves e seis drones, equipados com câmeras de alta qualidade que transmitem imagens em tempo real ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

Leia também:

Além disso, a segurança conta com câmeras de reconhecimento facial do programa Muralha Paulista, que estarão nos principais pontos externos de acesso ao autódromo. A PM ainda terá um Posto de Comando estruturado na Praça Enzo Ferrari, que fica próximo ao local da corrida.

O policiamento também será reforçado nos principais pontos turísticos da capital paulista, como na Avenida Paulista e no Parque do Ibirapuera, para garantir a fluidez do trânsito urbano e rodoviário.

A operação contará com diversas unidades da PM, como o Comando de Policiamento da Capital (CPC), de Choque (CPChq), de Trânsito (CPTran), de Aviação (CavPM), e do Comando do Corpo de Bombeiros.

Apoio a turistas

O GP de Interlagos deve atrair milhares de turistas para a capital paulista nos próximos dias. Com isso, a segurança será ampliada nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos.

Pela Polícia Civil, todas as Delegacias de Atendimento ao Turista (Deatur) dos aeroportos foram reforçadas pelo aumento do fluxo de passageiros no período.

A 1ª Deatur atenderá as ocorrências dentro do evento. A delegacia móvel da unidade especializada estará presente no portão B do autódromo, onde serão feitos os registros dos casos criminais.

Todas as equipes de plantão terão, pelo menos, um policial fluente em inglês e espanhol, e uma policial feminina para atendimento de eventuais ocorrências envolvendo violência contra a mulher.

O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) irá atuar no policiamento preventivo e as delegacias que ficam no entorno do autódromo terão o atendimento ampliado durante os dias de corrida.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.