Ouvindo...

Fórmula 1: Piastri domina, vence em Miami e dispara no Mundial de Pilotos

Piloto da McLaren lidera campeonato com 131 pontos, 16 a mais que o vice-líder Lando Norris, também da McLaren

Oscar Piastri, da McLaren, em ação durante o GP de Miami

Oscar Piastri, da McLaren, fez prova dominante e venceu o Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1, neste domingo (4). Lando Norris, também da McLaren, e George Russell, da Mercedes, completaram o pódio.

Gabriel Bortoleto, da Sauber, que havia largado na 13ª posição, abandonou a prova com problemas mecânicos.

Com o resultado, Piastri chegou a 131 pontos e abriu 16 pontos de vantagem na liderança do Campeonato Mundial de Pilotos.

A corrida

Max Verstappen, que largou na primeira posição, partiu bem e manteve a liderança da prova. Partindo do segundo lugar, Lando Norris, da McLaren, tentou dividir o traçado com Verstappen na segunda curva e saiu da pista. O inglês perdeu quatro posições e caiu para sexto.

Kimi Antonelli, da Mercedes, aproveitou o incidente e saltou da terceira para a segunda colocação.

Ainda na primeira volta, Jack Doohan, da Alpine, se chocou com Liam Lawson, da Racing Bulls. A colisão causou um furo no pneu do carro de Doohan, que abandonou a prova. O safety car virtual foi acionado devido ao incidente. Gabriel Bortoleto, da Sauber, se manteve longe dos incidentes iniciais da prova e se manteve em 13º.

Logo após o reinício da corrida, na volta 4, Oscar Piastri, da McLaren, ultrapassou Kimi Antonelli e assumiu a vice-liderança. Simultaneamente, Norris atacou e tomou a sexta colocação de Carlos Sainz, da Williams.

Com bom ritmo na pista, Norris partiu para cima de George Russell, da Mercedes, e conquistou a quarta posição na volta 7. Duas voltas depois, Lando ultrapassou Antonelli de maneira tranquila e assumiu o terceiro lugar.

Ainda na volta 9, Verstappen e Piastri começaram a protagonizar uma intensa disputa pela liderança da prova. O tetracampeão mundial se defendeu dos avanços do piloto australiano e se manteve no primeiro lugar

No entanto, na volta 14, Piastri fez uma manobra impressionante e induziu Verstappen ao erro para assumir a liderança da corrida. Norris aproveitou a situação para se aproximar do holandês e lutar pelo segundo lugar. Max se defendeu e manteve a posição.

Três voltas depois o piloto da McLaren avançou sobre o adversário da Red Bull e conquistou a segunda colocação. Contudo, duas curvas depois, Verstappen retomou a vice-liderança da prova. Na volta seguinte, Norris retomou a posição.

Na volta 28, a Haas de Ollie Bearman apresentou problemas mecânicos. A falha ocasionou o abandono de prova do piloto e o acionamento do safety car virtual pela segunda vez.

Na volta seguinte, os carros da McLaren, que lideravam a prova, foram para o pit para a troca de pneus. Piastri e Norris mantiveram a primeira e a segunda posição, respectivamente, após retornarem à pista.

A Sauber de Bortoleto teve falha no motor durante a volta 32 e forçou o abandono de prova por parte do piloto brasileiro. O incidente causou novo acionamento do safety car virtual. Outro piloto a abandonar a prova foi Liam Lawson.

Na parte final da prova, Norris tentou diminuir a desvantagem de nove segundos para Piastri em busca da liderança, mas sem sucesso.

A volta final da corrida protagonizou um incidente entre Lewis Hamilton, da Ferrari, e Carlos Sainz, da Williams. O contato entre os pilotos será investigado após o fim da corrida.

Com o triunfo, Oscar chegou à sua sexta vitória na categoria e disparou na liderança do Mundial de Pilotos com 131 pontos. O piloto luta pelo primeiro título mundial da carreira.

Resultado

  1. Oscar Piastri (McLaren)
  2. Lando Norris (McLaren)
  3. George Russell (Mercedes)
  4. Max Verstappen (Red Bull)
  5. Alex Albon (Williams)
  6. Kimi Antonelli (Mercedes)
  7. Charles Leclerc (Ferrari)
  8. Lewis Hamilton (Ferrari)
  9. Carlos Sainz (Williams)
  10. Yuki Tsunoda (Red Bull)
  11. Isack Hadjar (Racing Bulls)
  12. Esteban Ocon (Haas)
  13. Pierre Gasly (Alpine)
  14. Nico Hülkenberg (Sauber)
  15. Fernando Alonso (Aston Martin)
  16. Lance Stroll (Aston Martin)
  17. Liam Lawson (Racing Bulls) - abandonou
  18. Gabriel Bortoleto (Sauber) - abandonou
  19. Oliver Bearman (Haas) - abandonou
  20. Jack Doohan (Alpine) - abandonou

Próxima etapa

Os carros da Fórmula 1 voltam à pista no dia 18 de maio para a disputa do GP da Emília-Romagna. A prova será realizada no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.