Lando Norris, da McLaren, venceu a caótica corrida sprint do GP de Miami de
A prova foi marcada por incidentes causados pela pista molhada.
Com o resultado, Norris se aproxima da liderança do Mundial de Pilotos. Com 97 pontos somados, Lando está a nove pontos do líder do campeonato, Oscar Piastri.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, fez prova discreta e terminou a etapa na 15ª colocação.
Os carros voltam à pista ainda neste sábado para a realização do treino classificatório. A sessão tem início às 17h (de Brasília).
A corrida
Antes mesmo da largada da prova, um acidente sofrido por Charles Leclerc, da Ferrari, mostrou que as condições da pista não eram ideais para a corrida. O monegasco se chocou contra a barreira de proteção da pista enquanto se dirigia ao grid de largada para a volta de apresentação.
Os danos causados no carro impossibilitaram que Leclerc disputasse a prova.
A largada para a corrida foi feita atrás do safety car devido ao acúmulo de água na pista e o risco de novos incidentes. Como as condições do circuito não eram seguras, o procedimento de início da prova foi suspenso. Com isso, os carros foram para o pit lane e a largada foi adiada em 28 minutos.
Após a direção de prova permitir a relargada, os carros foram reposicionados no grid.
Logo na primeira curva, Piastri e Kimi Antonelli, da Mercedes, que largou na liderança, dividiram a freada. O italiano se deu mal e acabou fora da pista, sendo superado pelo piloto da McLaren. Antonelli caiu para a quarta colocação após o incidente.
As condições da pista logo melhoraram e os carros foram para os boxes trocar os compostos de pneus de chuva por pneus de pista seca.
Em uma destas trocas, na volta 13, Max Verstappen, da Red Bull, e Antonelli se envolveram em um novo incidente. A RBR liberou o carro do tetracampeão em condições consideradas inseguras, o que provocou uma colisão entre os bólidos. Verstappen sofreu uma punição de 10 segundos adicionada ao tempo final.
Na mesma volta, Carlos Sainz, da Williams, teve o pneu traseiro esquerdo furado e teve de ir para os boxes.
Duas voltas depois, Fernando Alonso, da Aston Martin, bateu contra a barreira de proteção da pista e abandonou a prova. O incidente causado pelo espanhol provocou a entrada do safety car na pista.
Lewis Hamilton e Lando Norris, que haviam feito suas respectivas trocas de pneus antes da entrada do carro de segurança ganharam posições.
A prova terminou sob bandeira amarela pelo incidente causado por Alonso.
Resultados
1º - Lando Norris (McLaren)
2º - Oscar Piastri (McLaren)
3º - Lewis Hamilton (Ferrari)
4º - Alex Albon (Williams)
5º - George Russell (Mercedes)
6º - Lance Stroll (Aston Martin)
7º - Liam Lawson (Racing Bulls)
8º - Oliver Bearman (Haas)
9º - Yuki Tsunoda (Red Bull)
10º - Kimi Antonelli (Mercedes)
11º - Pierre Gasly (Alpine)
12º - Nico Hülkenberg (Sauber)
13º - Isack Hadjar (Racing Bulls)
14º - Esteban Ocon (Haas)
15º - Gabriel Bortoleto (Sauber)
16º - Jack Doohan (Alpine)
17º - Max Verstappen (Red Bull)
18º - Fernando Alonso (Aston Martin) - abandonou
19º - Carlos Sainz (Williams) - abandonou
20º - Charles Leclerc (Ferrari) - abandonou