Gabriel Bortoleto, do Brasil, é campeão mundial na Fórmula 2. Aos 20 anos, o piloto brasileiro da Invicta Racing ficou na segunda colocação na corrida de Abu Dhabi, disputada neste domingo (8), o que foi suficiente para assegurar o título da categoria.
Isack Hadjar, da Campos Racing, era o único que poderia tirar o título de Bortoleto. No entanto, o francês ficou travado na largada da prova, precisou de ajuda para voltar aos boxes e terminou no último lugar. O vencedor da corrida foi o paraguaio Joshua Dürksen.
Já garantido na Fórmula 1 na próxima temporada, Gabriel Bortoleto fechou o campeonato com 214,5 pontos. Em 2025, ele irá correr pela Stake Sauber, conforme anunciado no ínicio de novembro.
Tratado como uma das grandes joias do automobilismo mundial, Bortoleto será o primeiro brasileiro a competir na principal categoria do esporte desde Felipe Massa, em 2017, pela Williams.
A corrida
Gabriel Bortoleto começou a corrida em Abu Dabi com 5,5 pontos de vantagem para o vice-líder Isack Hadjar. O piloto brasileiro largou na segunda posição, logo à frente do rival francês. Com o problema de Hadjar no início, Bortoleto teve uma corrida sem sustos. Ao cruzar a linha de chegada na segunda posição, ele encerrou o campeonato da Fórmula 2 com 214,5 pontos contra 192 de Hadjar.