Helio Castroneves é uma referência no automobilismo brasileiro, principalmente quando se trata de 500 milhas de Indianápolis. Quatro vezes vencedor da prova (2001, 2002, 2009, 2021) e três vezes vice (2013, 2014 e 2017) o piloto projetou como será a disputa da edição de 2023 que será disputada neste domingo (28).
“Temos vários desafios e por isso é uma corrida tão difícil. A competição acirrada pode aumentar o risco de acidentes, também tem o fator dos pneus que estão mais macios. Isso facilita situações com os carros indo do pelotão de trás para frente e vice-versa. Será interessante”, disse o piloto em entrevista à Itatiaia.
O brasileiro não conseguiu ter bom desempenho na qualificação. Sem conseguir imprimir bom ritmo ao carro, ele largará na 20ª posição - são 33 carros que disputarão a corrida. Helio falou sobre o que é preciso fazer para ajustar o carro para conseguir um bom resultado na prova.
“São vários ajustes. O fator balanço do carro em ar limpo e ar sujo, manter os desgastes de pneus no menor possível e o nível de pressão aerodinâmica suficiente para ser rápido na reta, mas também manter a aderência nas curvas. Essas combinações demoram para sincronizar porque as variações de oportunidades são bem diferentes a cada momento”, explicou.
Helio tem 48 anos de idade e disputou, pela primeira vez a prova, em 2001 - ano de estreia na categoria e da primeira vitória na corrida. De 2001 a 2017 ele defendeu Penske, uma das equipes mais tradicionais do Grid da Fórmula Indy. O paulista foi vice-campeão da IndyCar em quatro oportunidades: 2002, 2008, 2013 e 2014.
Atualmente, Helio defende a equipe Meyer Shank Racing, um time de menor poder aquisitivo. No entanto, foi por essa equipe que ele conquistou a prova em 2021.
O brasileiro renovou o contrato com o time para defender o mesmo time em 2024. Ele correrá pela equipe tanto na Indycar quanto na Sportscars, categoria de carros de turismo. Helio afirmou que a prova em Indianápolis é a mais especial em sua carreira.
“Correr em Indianapolis eh uma oportunidade única, uma experiência incrível em um templo do automobilismo mundial. É um desafio muito grande e uma recompensa imensa”, finalizou.
A corrida
A corrida em 2023 será a 107ª edição de uma das mais tradicionais corridas do automobilismo mundial. A prova é disputada em Indianapolis, nos Estados Unidos. O pole position será o espanhol Álex Palou.
Outro brasileiro na disputa da prova será Tony Kanaan. O piloto baiano, de 48 anos, defenderá a Arrow McLaren. Ele foi campeão da Indycar em 2004 e ganhou a tradicional prova em 2013.