Ouvindo...

Vai sair na janela? Rogério Ceni comenta situação de atacante do Bahia

Rafael Ratão não vem sendo utilizado pelo treinador tricolor nos últimos jogos da temporada

Rafael Ratão, atacante do Bahia

O técnico Rogério Ceni comentou, nesta quarta-feira (10), sobre a situação do atacante Rafael Ratão, do Bahia. O atleta, que não vem sendo utilizado nos últimos jogos, já foi especulado em clubes do Brasil e do exterior diante da abertura da janela de transferências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A última vez que o atacante entrou em campo foi no dia 26 de maio, contra o CRB, pela semifinal da Copa do Nordeste. Desde então, o Esquadrão disputou nove partidas, e em todas o camisa 21 ficou no banco de reservas.

De acordo com Ceni, no entanto, a tendência é que Ratão seja mais aproveitado nos próximos compromissos. Isso porque o colombiano Oscar Estupiñán deixou o Tricolor rumo ao Hull City, clube que detém seus direitos econômicos.

Leia também

"É natural que Ratão tenha mais oportunidades com a saída de Estupiñán. Em tese, ele é o substituto agora [de Everaldo]. Ou vai jogar, ou vai entrar no próximo jogo com certeza. Cabe a ele se preparar bem, treinar. O atleta desanima um pouco quando fica três, quatro jogos fora. Entendo completamente isso, mas um profissional se prepara bem independente de ter a oportunidade ou não. Ratão será utilizado. Nós todos aqui gostamos muito dele”, disse o técnico tricolor.

Ratão chegou ao Bahia no ano passado e, no total, disputou 36 jogos, marcou 10 gols e deu duas assistências. Revelado pela Ponte Preta, ele tem passagens também por Penapolense, Boa Esporte, Guaratinguetá, Náutico, Atlético Tubarão, Luverdense, Novorizontino e Oeste.

No exterior, atuou por Albirex Niigata, do Japão, Zorya, da Ucrânia, Slovan Bratislava, da Eslováquia, e Toulouse, da França.

A Itatiaia apurou que, de fato, Rafael Ratão recebeu sondagens de alguns clubes, mas, até o momento, nenhuma proposta oficial.

Bahia ‘conservador’

A tendência é que o Bahia adote uma postura mais conservadora nesta janela de transferências. Contudo, a diretoria tricolor segue atenta às oportunidades de mercado. O período para contratações vai até o dia 10 de setembro.

“Como já falado pelo próprio Rogério [Ceni], a gente continua atento ao mercado, às oportunidades e pronto para fazer qualquer movimento, e também de substituição de saída, caso venha a ter”, afirmou Cadu Santoro, executivo de futebol tricolor, em entrevista coletiva recente.

Reforço já anunciado

O único reforço anunciado até o momento foi o lateral-esquerdo Iago Borduchi, de 27 anos. O atleta, que estava no Augsburg, da Alemanha, já tinha pré-contrato com o Esquadrão de Aço desde o início desta temporada.

Ele deve ser regularizado nesta quinta-feira (11) para ficar à disposição do técnico Rogério Ceni. A provável estreia é no sábado (13), contra o Cuiabá, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Além disso, o Tricolor ganhou o retorno do zagueiro Vitor Hugo. O atleta estava emprestado ao Panathinaikos, da Grécia, mas retornou no meio de junho e já foi reintegrado ao restante do elenco. Ele também só poderá estrear contra o Cuiabá.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.