Ouvindo...

Times

São Paulo abre janela com desejo por lateral e volante; entenda cenário

Tricolor tenta contratação duas peças, mas ainda pode ter saídas do elenco

O São Paulo abre a janela de transferências no Brasil, nesta quarta-feira (10), com dúvidas sobre os destinos da lateral esquerda e de James Rodríguez, além do desejo aberto pela contratação do volante Thiago Mendes.

A seguir, a Itatiaia destrincha o provável cenário do mercado de transferências do time comandado pelo técnico Luis Zubeldía para a sequência da temporada, que pode contar com dois reforços e duas saídas.

Leia também

Cenário da lateral esquerda

No atual cenário, a maior preocupação do São Paulo diz respeito ao lado esquerdo do campo. Titular absoluto, Welington aceitou a oferta do Southampton, time da Premier League, e pode sair ainda neste ano, antes do término do contrato no fim desta temporada. O clube tricolor, no entanto, só fará a liberação mediante um retorno financeiro. Caso contrário, o atleta sairá sem custos em 2025.

Como consequência, aumenta a pressão pela reposição no setor - que já perdeu Caio Paulista para o Palmeiras no início do ano. O principal desejo da diretoria é Alex Sandro, ex-jogador da Seleção Brasileira e que está livre no mercado após o término do acordo com a Juventus-ITA.

O jogador de 33 anos está em pauta no time do Morumbi desde o início do mês passado, quando o diretor de futebol Carlos Belmonte declarou abertamente que o atleta era um dos principais alvos da equipe.

O presidente Julio Casares também confirmou as tratativas, mas indicou a dificuldade no negócio porque Alex Sandro ainda tinha como meta seguir por mais tempo na Europa. Já na semana passada, o irmão do jogador chegou a postar mensagem enigmática, indicando uma evolução nas conversas.

Ciente de que precisa reforçar o setor, que conta com Patryck, um prata da casa, a diretoria se movimenta no mercado por outras peças e pode ter em Cristian Borja, colombiano de 31 anos que está livre no mercado e também interessaria ao Corinthians. A Itatiaia procurou o representante do atleta, mas não obteve retorno até o momento.

Volante na mira

O São Paulo também tenta a contratação de um volante com características similares às de Pablo Maia, que se recupera de uma cirurgia na coxa esquerda e não tem previsão de volta divulgada.

O principal alvo é Thiago Mendes, de 32 anos, que está no Al-Rayyan, do Catar. O atleta, com passagem pelo próprio tricolor, chegou a visitar o CT do São Paulo, foi a jogo do time e ainda conta com o apoio público do técnico Luis Zubeldía para evolução do negócio.

O atleta tem contrato com Al-Rayyan até junho do ano que vem e precisa ajustar a liberação com a equipe para poder voltar ao Tricolor, que defendeu por 147 jogos com 12 gols entre 2015 e 2017.

E James?

A novela sobre o futuro de James Rodríguez continua. Sem espaço no São Paulo e destaque da Copa América, o meio-campista aguarda uma proposta para deixar o Tricolor.

O presidente do clube, Julio Casares, na última manifestação sobre o caso do atleta, admitiu que não chegou uma oferta, mas trata essa possibilidade como a principal para o futuro do atleta.

Caso não seja possível, o jogador será reavaliado pelo técnico Luis Zubeldía, com quem o astro ex-Real Madrid não vinha nem compondo o banco de reservas.

James disputou oito partidas pelo São Paulo neste ano, com um gol e uma assistência. Desses jogos, apenas um foi sob o comando do técnico argentino com uma participação de cinco minutos.

No total pelo Tricolor, o colombiano fez 22 jogos, com dois gols e quatro assistências. Ele tem contrato com a equipe até junho do próximo ano, com 100% dos direitos econômicos ligados ao clube.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.
Leia mais