Ouvindo...

Hugo Calderano derrota ‘carrasco’ francês e é campeão do WTT Star Contender

Brasileiro número 3 do mundo venceu Félix Lebrun na final de simples e conquistou mais um título internacional no tênis de mesa

Hugo Calderano segue em grande fase no cenário internacional do tênis de mesa

O domingo (22) foi de celebração dupla para Hugo Calderano. No dia em que completou 29 anos, o brasileiro, atual número 3 do ranking mundial de tênis de mesa, conquistou o título de simples no WTT Star Contender de Ljubljana, na Eslovênia. Além disso, ficou com o vice-campeonato nas duplas mistas ao lado de Bruna Takahashi, sua companheira dentro e fora das mesas.

Na final do torneio individual, Calderano superou o francês Felix Lebrun, número 7 do mundo, por 4 sets a 2 (12/10, 15/13, 11/13, 8/11, 11/9 e 11/6). O confronto reeditou o embate da decisão do mesmo torneio em 2023, também vencido pelo brasileiro. Em Paris 2024, porém, Felix havia levado a melhor na disputa pelo bronze olímpico.

A campanha de Calderano no torneio começou com vitória sobre o francês Flavien Coton por 3 a 1. Nas oitavas, passou pelo taiwanês Kao Cheng-Jui em duelo equilibrado (3 a 2). Depois, superou o croata Tomislav Pucar por 3 a 0 nas quartas. Na semifinal, venceu uma partida eletrizante contra Alexis Lebrun, irmão de Félix e 12º do ranking, novamente por 3 a 2.

Prata nas duplas mistas

Já nas duplas mistas, Calderano e Bruna Takahashi chegaram à decisão, mas foram superados pelos sul-coreanos Lim Jonghoon e Shin Yubin por 3 a 0 (12/10, 11/7 e 11/7). Os asiáticos são medalhistas de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris e no último Mundial da modalidade.

O resultado reforça o excelente momento vivido por Calderano em 2025. Em abril, ele fez história ao conquistar o título da Copa do Mundo, tornando-se o primeiro latino-americano campeão do torneio. Em maio, garantiu a medalha de prata no Campeonato Mundial, consolidando-se como um dos principais nomes da modalidade no cenário internacional.

*Com agência

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports