A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) divulgou, nesta quinta-feira (8), os atletas selecionados para representar o Brasil no Mundial da categoria. O torneio acontece de 19 a 25 de outubro em Jacarta, na Indonésia.
A principal competição do calendário em 2025 não terá Rebeca Andrade. A ginasta revelou, em agosto, que
A equipe feminina terá como referência as medalhistas olímpicas Flávia Saraiva e Julia Soares. Júlia Coutinho e Sophia Weisberg serão as outras duas ginastas na equipe.
O time masculino contará com Arthur Nory, Diogo Soares, Yuri Guimarães. A equipe ainda terá dois ginastas do Minas Tênis Clube: Caio Souza e Vitaliy Guimarães.
Hilton Dichelli, coordenador da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina, comentou sobre a competição. O profissional classificou o Mundial como excelente oportunidade para pensar em renovação da equipe.
“O primeiro Mundial de cada ciclo olímpico tem sempre o caráter de reinício, ou de início.Trata-se de competições mais leves, nas quais não se disputam vagas olímpicas. É uma excelente oportunidade para renovar equipes, para vermos caras novas, para retomada competitiva após recuperações, exibição de novas séries, adaptação a novos códigos de arbitragem. É também a chance de aproximação com o nosso público, de curtir a modalidade e de desfrutar”, afirmou.
Chico Porath, o Coordenador da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Feminina, também comentou sobre o Mundial. Ele, que também treina Rebeca Andrade, explicou como chegou na composição do grupo para a competição.
“Assim que acaba uma edição dos Jogos Olímpicos, um novo projeto já começa a ser desenhado. Já dissemos anteriormente que temos uma equipe renovada vindo aí, para se juntar com as atletas mais experientes. Depois de tudo o que fizemos neste ano, inclusive processos seletivos realizados de forma bem correta e transparente, chegamos a este grupo”, avaliou.