Ouvindo...

Por que Hebert Conceição, ouro em Tóquio, não vai para Paris 2024?

Brasil tem dez pugilistas já confirmados nos Jogos Olímpicos de Paris

Boxeador Hebert Conceição foi ouro olímpico em Tóqui

Protagonista de um dos momentos mais emocionantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio, ao nocautear o ucraniano Oleksandr Khyzniak nos segundos finais quando perdia a luta final, não vai defender o título em Paris 2024. Após a conquista no Japão, o baiano decidiu atuar no boxe profissional.

Embora pugilistas profissionais possam disputar os Jogos Olímpicos desde a Rio 2016, a prática é pouco comum e não será adotada pela delegação brasileira. Como não participou de eventos do boxe olímpico, ele não atendeu aos critérios da Confederação Brasileira de Boxe e não irá à França.

Mesmo com a ausência de Hebert Conceição, que segue a carreira no profissional, o Brasil vai com uma delegação forte no boxe para Paris 2024.

O país tem dez representantes já garantidos Tatiana Chagas (50kg), Caroline Almeida (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Beatriz Ferreira (60kg) e Barbara Santos (66kg), entre as mulheres, e Michael Trindade (51kg), Wanderley Pereira (80kg), Keno Marley Machado (92kg) e Abner Teixeira (+92kg).

Atual campeã mundial, Beatriz Ferreira chega como favorita ao ouro e principal estrela da equipe.

Leia também

O ouro emocionante

O pugilista brasileiro não chegou a Tóquio como o favorito ao ouro, mas teve boa campanha até a final. Nas oitavas de final, ele passou pelo chinês Tuohetaerbieke Tanglatihan por 3 a 2, em decisão dividida dos árbitros.

Na sequência, passou pelo cazaque Abilkhan Amankul também em decisão divida. Na semifinal bateu o russo Gleb Bakshi.

A grande emoção estava guarada para a grande final. Campeão mundial, Oleksandr Khyzniak foi melhor nos dois primeiros assaltos e ficaria com o outro se não fosse nocauteado. Sabendo da desvantagem, Hebert Conceição acertou o golpe que levou o ucraniano ao chão a pouco tempo do fim do combate.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.