Ouvindo...

Aos prantos, Popó anuncia aposentadoria e cita ‘humilhação’ após briga generalizada

Tetracampeão mundial de boxe comunicou a decisão durante o Fight Music Show, evento realizado em São Paulo nesta segunda-feira (6)

Popó anuncia aposentadoria do boxe

Acelino “Popó" Freitas, tetracampeão mundial de boxe, anunciou nesta segunda-feira (6), a sua aposentadoria dos ringues. O comunicado veio durante uma coletiva do Fight Music Show, em São Paulo.

Em lágrimas, o lutador de 50 anos explicou que a decisão foi motivada por conta da briga generalizada no Spaten Fight Night 2, há duas semanas. Ele descreveu o acontecimento como “humilhante” e “vergonhoso”.

“Vocês não têm ideia de como foi vergonhoso pra mim passar pelo que eu passei em cima daquele ringue, substituir alguém para o evento acontecer. Não pelo dinheiro, não preciso do dinheiro. Passar por aquela humilhação, do cara subir em cima do ringue e me dar tanto soco, foi uma das piores humilhações que tive na minha vida como lutador. A minha vergonha foi tão grande que hoje eu paro de lutar, não quero mais saber de boxe”, declarou Popó.

O lendário boxeador brasileiro afirmou que o episódio foi o estopim para que ele decidisse “pendurar as luvas”.

“A minha vergonha foi tão grande que, hoje, paro de lutar. Não quero mais saber de boxe. Estou aqui para ajudar na organização. Foi vergonhoso tudo o que passei em cima do ringue. Nunca saí machucado em uma luta, saí porque o cara me agrediu fora da luta. Paro por aqui e penduro minhas luvas. O boxe parou para mim. Não tenho mais nada a provar para ninguém”, concluiu.

Confusão no Spaten Fight Night

Popó se despediu dos ringues após uma luta marcada por confusão generalizada. Ele superou Wanderlei Silva, astro do MMA, na última edição do Spaten Fight Night 2.

O caos teve início após o árbitro encerrar a luta devido a golpes ilegais de Wanderlei Silva direcionados a Popó. O árbitro do combate aplicou punição de um ponto ao ‘Cachorro Louco’ pela atitude.

Logo depois, Wanderlei tentou dar outra cabeçada em Popó, e o juiz não hesitou em encerrar o confronto. Foi quando integrantes das duas equipes invadiram o ringue e iniciaram o tumulto.

Suspensão

Após as cenas lamentáveis, o Conselho Nacional de Boxe resolveu suspender Popó, Wanderlei Silva e todos os envolvidos na briga.

Veja as punições:

  • Acelino “Popó" Freitas - 180 dias (início em 30/9/2025 e término previsto para 30/3/2026)
  • Iago Freitas - 180 dias (início em 30/9/2025 e término previsto para 30/3/2026)
  • Lucas Silva - 90 dias (início em 29/9/2025 e término previsto para 29/12/2025)
  • Luis Claudio Freitas - 180 dias (início em 30/9/2025 e término previsto para 30/3/2026)
  • André “Dida” Amado - 365 dias (início em 30/9/2025 e término previsto para 30/9/2026)
  • Wanderlei Silva - 180 dias (início em 30/9/2025 e término previsto para 30/3/2026)
Leia também

Mineiro, Daniel Costa é jornalista formado pela Universidade FUMEC (BH). Apaixonado por esporte e comunicação, atuou como cronista e repórter esportivo em veículos como Doentes Por Futebol, Deus me Dibre, Esporte News Mundo e Brasileirão. Hoje, colabora com o Itatiaia Esporte.