Belo Horizonte
Itatiaia

Brasil encerra Pan-Americano de Ginástica Rítmica com ouro nas finais individuais

Geovanna Santos, Bárbara Domingos e Maria Eduarda são destaque na campanha brasileira nas finais individuais

Por
Bárbara Domingos no Pan-Americano de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro
Bárbara Domingos no Pan-Americano de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro • Melogym/CBG

A Seleção Brasileira encerrou neste domingo (7) sua participação no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica com destaque nas finais individuais disputadas no Rio de Janeiro. As atletas Geovanna Santos, Bárbara Domingos e Maria Eduarda Alexandre, que foram campeãs por equipe no sábado, conquistaram três medalhas de ouro e ainda garantiram outros lugares no pódio.

Bárbara Domingos foi a única atleta a competir em todas as modalidades, conquistando a medalha de ouro nas maças e bronze na fita. Já a atleta Geovanna Santos foi campeã no arco e na fita. Por fim, Maria Eduarda Alexandre conquistou a medalha de prata nas maças e na bola.

Dobradinhas

No pódio do arco, Geovanna Santos e Bárbara Domingos trouxeram uma dobradinha para o Brasil. Com uma nota de 28.950, Geovanna Santos, conhecida como “Jojô Furacão”, subiu no degrau mais alto do pódio ao som do mix "Come Feel the Love". Bárbara Domingos completou a dobradinha com uma nota final de 28.600. Completando o pódio, a americana Megan Chu ficou em terceiro lugar.

Já na modalidade de apresentação com bola, as duas brasileiras tiveram erros de execução e levaram para casa as medalhas de prata e bronze. O ouro ficou com a americana Megan Chu.

Nas maças, a dobradinha ficou por conta de Bárbara Domingos novamente e Maria Eduarda Alexandre, desta vez. Com uma emocionante apresentação ao som de "Can't Get You Out of My Head", Babi somou 29.000 e conquistou mais uma medalha de ouro. Maria Eduarda levou a medalha de prata com a pontuação de 28.600 no aparelho. A americana Megan Chu completou mais um pódio com o Brasil.

A última final do dia foi a da fita, que rendeu mais duas medalhas para o Brasil. Geovanna Santos conquistou seu segundo ouro ao receber nota 28.400. Já Bárbara Domingos garantiu mais uma ida ao pódio com 28.250 pontos, conquistando o bronze. Entre as brasileiras, Megan Chu terminou na segunda posição, com 28.350, e levou a prata.

Ouro em equipe

Brasil leva ouro na final de 5 bolas pelo Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica Adulto Rio 2026 • Melogym/CBG
Brasil leva ouro na final de 5 bolas pelo Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica Adulto Rio 2026 • Melogym/CBG

O show brasileiro no Pan-Americano não ficou restrito às finais individuais. O conjunto brasileiro também conquistou o lugar mais alto do pódio na final de 5 bolas. Ao som de “Feeling Good”, as ginastas apresentaram uma série que garantiu o ouro com a nota de 29.250. O resultado regristou a maior pontuação na atual temporada da ginástica rítmica.

Por

Roniara Silva é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por esportes. Atua como redatora esportiva com experiência em automobilismo e futebol.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais