Itatiaia

Hepta ou Penta? Entenda polêmica dos títulos do Brasil na Copa do Mundo de Futsal

Brasil está em mais uma final da competição e vai em busca de mais um título

Por
Equipe do Brasil antes do jogo diante da Ucrânia, pela semifinal, com cinco estrelas acima do escudo • Leto Ribas/CBF

O Brasil está garantido na final de mais uma Copa do Mundo de Futsal. A Seleção enfrentará a Argentina, na grande decisão, no próximo domingo (6). A equipe vai em busca do hexacampeonato... ou do octa? A polêmica envolvendo a contagem de títulos da competição dura, pelo menos, três décadas.

Antes de a Fifa assumir a gestão do futebol de salão, em 1989, três munidiais foram organizados pela Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão). Ainda sob a tutela da Fifusa, o Brasil conquistou dois títulos (1982 e 1985). Os outro cinco títulos do país foram conquistados com o torneio já organizado pela Fifa: 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012.

Espanha (dois títulos), Argentina e Portugal (um título) completam a lista de campeões Fifa. Nos Mundiais da Fifusa, além do bicampeonato do Brasil, o Paraguai somou uma conquista.

Lista de Campeões

  • 1982 (Fifusa) - Brasil
  • 1958 (Fifusa) - Brasil
  • 1988 (Fifusa) - Paraguai
  • 1989 (Fifa) - Brasil
  • 1992 (Fifa) - Brasil
  • 1996 (Fifa) - Brasil
  • 2000 (Fifa) - Espanha
  • 2004 (Fifa) - Espanha
  • 2008 (Fifa) - Brasil
  • 2012 (Fifa) - Brasil
  • 2016 (Fifa) - Argentina
  • 2021 (Fifa) - Portugal

Por

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.